https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Os registros foram feitos com ajuda de instrumentos que medem os comprimentos de onda infravermelho e ultraviolet

Novas imagens da sonda “Hope”, dos Emirados Árabes, exibem detalhes nunca antes vistos da lua “Deimos” e de seu lado oculto

A sonda espacial Hope dos Emirados Arábes Unidos fotografou a menor lua de Marte, Deimos, em alta resolução, revelando detalhes nunca antes vistos do satélite natural nesta segunda-feira (24/4).

“Al-Amal” ou “Esperança”, na tradução livre, é a primeira missão interplanetária do mundo árabe, e já orbita Marte há dois anos. A nave não tripulada chegou a 110 quilômetros de Deimos, que de acordo com a Emirates Mars Mission (EMM), tem o formato semelhante a um feijão, com apenas 12 quilômetros de largura.

Os registros foram feitos com ajuda de instrumentos que medem os comprimentos de onda infravermelho e ultravioleta. A sonda também fotografou o lado oculto da lua, mostrando regiões nunca antes estudadas.

Com as novas imagens, o debate sobre a origem das luas de Marte ganhou força novamente entre cientistas.

“Não temos certeza das origens de Phobos e Deimos”, disse o líder científico do EMM, Hessa Al Matroushi, em um comunicado.

Uma das teorias de maior evidência diz que uma das duas luas seriam asteroides, que foram capturados pela órbita de Marte. Al Matroushi, no entanto, alegou que “nossas observações de Deimos até agora apontam para uma origem planetária”.

O primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, seguiu a mesma linha, e publicou em uma rede social que as imagens da sonda “refutam” a teoria de que Deimos já foi um asteroide. Segundo ele, a missão mostrou que a lua já fez parte de Marte e “separou-se dele há milhões de anos”.

A Hope foi lançada em 2020, chegando na órbita de Marte em 2021. A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos ainda anunciou que estenderá a missão por mais um ano, durante o qual a Hope continuará voando além de Deimos e coletando mais dados do planeta vermelho.

Fonte: Metrópoles