https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Os Estados Unidos aprovaram o primeiro medicamento feito de bactérias benéficas encontradas em fezes humanas para combater graves infecções intestinais, uma opção para os chamados transplantes de microbiota fecal.

O novo tratamento da Seres Therapeutics fornece uma versão mais simples e rigorosamente testada de procedimentos baseados em fezes que alguns especialistas usam há mais de uma década.

A FDA, agência reguladora do país, autorizou o uso das cápsulas orais para tratar adultos com problemas no combate ao Clostridium difficile (CDI), uma bactéria que pode causar náuseas, cólicas e diarreia intensas.

A infecção atinge cerca 500 mil americanos por ano e mata entre 15 e 30 mil pessoas, de acordo com autoridades de saúde do país.

A droga, que tem o nome comercial de Vowst, foi aprovada para o tratamento de infecções recorrentes por CDI em adultos com mais de 18 anos de idade que já receberam tratamento com antibióticos.

Essas substâncias são capazes de eliminar ou impedir a multiplicação da bactéria, mas também destroem os microrganismos benéficos que vivem no nosso intestino, o que pode deixar pacientes mais suscetíveis a futuras infecções.

A FDA aprovou o tratamento com base em um estudo de 180 pacientes em que 88% daqueles que tomaram as cápsulas não tiveram reinfecção após 8 semanas, em comparação com 60% daqueles que receberam placebos.

Ainda de acordo com a agência reguladora, o tratamento aprovado consiste em tomar quatro cápsulas por dia da pílula durante três dias consecutivos.

Os efeitos colaterais comuns, porém, incluem inchaço, constipação e diarreia.

Fonte: g1