https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Ministro da Secretaria Especial de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta defende petroleira voltada para a indústria brasileira.

O ministro da Secretaria Especial de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta (foto em destaque), disse nesta sexta-feira (3/3) que a Petrobras é uma “galinha de ouro” para os investidores internacionais. A expressão é, na verdade, “galinha dos ovos de ouro”.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Pimenta defendeu que a petroleira faça investimentos voltados para o crescimento da indústria brasileira, fazendo com que a empresa seja uma “ferramenta de desenvolvimento, de geração de emprego e distribuição de renda”.

Uma das prioridades do governo Lula é retomar a Petrobras como uma empresa do povo brasileiro. [Lula] Já determinou a suspensão da venda de ativos. Vamos rever a política de dividendos, vamos rever a política de investimentos e vamos mudar a política de preços que hoje faz com que o brasileiro pague na gasolina, no óleo diesel e no gás de cozinha valores muito acima do que deveriam estar pagando”, afirmou o ministro.

Nas últimas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do governo têm pressionado por mudanças na distribuição que, dentro do Palácio do Planalto, é classificada como “predatória” e atribuída ao ex-ministro da Fazenda Paulo Guedes.

PPI é uma abstração, diz Prates

Nessa quinta-feira (2/3), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que a empresa pode seguir outros referenciais fora da Paridade de Preços de Importação (PPI) para definir seus preços.

Segundo Prates, a PPI é uma “abstração”, e a Petrobras vai “praticar preços competitivos como ela achar melhor”. A Paridade de Preços de Importação (PPI) consiste em vender a gasolina e o diesel com base no custo de importação do produto para o Brasil.

“O PPI é uma referência e, se julgar necessário, terá mais de uma referência para ter o melhor preço para o consumidor”, explicou em sua primeira entrevista coletiva à frente do cargo, no Rio de Janeiro.

“O próprio PPI é uma abstração. O PPI mesmo, ele difere. Quando fala em PPI parece que virou um dogma esse negócio, criaram esse nome, e isso parece que dominou tudo. Não é necessariamente assim, o mercado brasileiro é diferente.”

Veja o vídeo:

Metrópoles