https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Gêmeas eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias. Elas estão usando medicamentos para controle da pressão arterial e antibiótico.

Siamesas Valentina e Heloá estão em estado grave e respirando por aparelhos após serem separadas em cirurgia com duração de mais de 10 horas, em Goiânia — Foto: Divulgação/Zacharias Calil

As gêmeas Valentina e Heloá Prado, de três anos, estão em processo de recuperação cirúrgica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, após passarem por uma cirurgia de separação de corpos na quarta-feira (11). Segundo o boletim médico, elas estão em estado grave e respirando por aparelhos.

O boletim desta quinta-feira (12) informou que as duas estão usando medicamentos para o controle da pressão arterial e antibiótico. Além disso, elas permanecem em dieta zero e com boa diurese. As gêmeas eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias.

O sistema urinário das meninas foi um dos que demandou mais tempo cirúrgico, de acordo com o médico cirurgião, Zacharias Calil. “Os ureteres, canais que ligam o rim na bexiga, eram cruzados nas meninas. Os canais de uma, estavam conectados na outra. E como ele é muito fino e mal formado, exigiu um tempo maior”, disse.
Outro problema apresentado pelo médico foi em relação a falta de pele para o fechamento do abdômen das meninas, sendo necessário utilizar uma tela. O fígado e os intestinos delgado e grosso foram divididos.
Calil explica também que o pós-operatório é tão importante quando a própria cirurgia e que as meninas serão acompanhadas de forma especializada na UTI, com uma equipe preparada para o acompanhamento dessas crianças. Após a liberação do período mais crítico, as meninas serão levadas para a enfermaria da unidade.

Os procedimentos no centro cirúrgico iniciaram às 8h da manhã e a separação foi concluída às 19h38. Valentina foi para a UTI às 23h07 e Heloá 00h12. Mesmo com a separação finalizada antes das 20h, o médico explicou que após esse horário iniciou um procedimento bastante demorado para o fechamento das enormes aberturas do abdômen das meninas. Ao todo, a cirurgia completa durou mais de 17h. O vídeo da saída do centro cirúrgico pode ser visto aqui.

A mãe das gêmeas espera ansiosa pelo momento em que estarão juntas novamente e que o mais importante é elas ficarem bem. “Elas são guerreiras. Mal vejo a hora de estar ao ladinho das minhas princesas”.

Fonte: g1