https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Em 2020, o jornal alemão Passauer Neue Presse divulgou que o papa emérito estava “extremamente frágil” em razão de uma erisipela.

O papa Bento XVI morreu, neste sábado (31/12), no Vaticano. Ele tinha 95 anos a a razão de seu falecimento não foi divulgada pela igreja. Sabe-se, entretanto, que o religioso vinha enfrentando dificuldades de saúde há pelo menos dois anos.

Em 2020, o jornal alemão Passauer Neue Presse divulgou que o papa emérito estava “extremamente frágil” em razão de uma erisipela. A fonte da informação era Peter Seewald, biógrafo do papa.

A erisipela é uma infecção na pele causada pelas bactérias Streptococcus pyogenes do grupo A ou Haemophilus influenzae tipo B.

As bactérias entram no organismo por meio de ferimentos, cortes, micoses ou picadas de insetos e podem resultar em complicações ao paciente quando não são tratadas corretamente.

De acordo com o jornal alemão, a erisipela de Bento XVI era no rosto e, durante as crises, ele sentia dores intensas.

“Uma bactérias comum pode levar a essa infecção, e ela pode ocorrer devido à fraqueza no sistema imunológico do indivíduo, causada por estresse, pela idade, vascularização ruim, má circulação, diabetes e outras doenças”, explicou Luanna Caires Portela, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em entrevista ao Metrópoles.

A doença é a mesma pela qual o presidente Jair Bolsonaro passou recentemente. No caso dele, entretanto, as feridas foram na perna.

Sintomas

Em geral, a erisipela se manifesta nas pernas, mas também pode aparecer em outras partes do corpo, como face, braços ou tronco. Quando há a contaminação, o paciente apresenta mal-estar, febre moderada ou alta, calafrios e ínguas.

As lesões na pele se iniciam com manchas vermelhas, sensação de calor no local, dor, inchaço, coceira e queimação. Em seguida, o quadro pode evoluir para bolhas e feridas. O tratamento consiste em combater a infecção com antibióticos.

Metrópoles