https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Figura presente em todos os Natais, o Papai Noel tem sua origem retratada no século 10; descubra a história!

Imagem ilustrativa do Papai Noel 

Uma das tradições natalinas mais antigas é separar o papel e a caneta e escrever uma cartinha para o Papai Noel relatando os principais feitos do ano, e revelando quais são os desejos de Natal, a fim de que o velhinho barbudo que só usa vermelho passe pela chaminé e deixe nos mais diversos lares, os melhores presentes.

No entanto, você já parou para pensar como o senhorzinho que mora no polo norte e viaja por todo mundo com um trenó e rena magicas surgiu? Caso queira descobrir quais foram as principais referências para a criação do bom velhinho, basta continuar lendo!

Como surgiu?

Segundo o Brasil Escola, a figura e seus elementos surgiram no século 10 com base no Deus Nórdico Odin e o bispo São Nicolau, onde passaram a fazer parte da cultura durante o processo de cristianização no norte da Europa como uma herança histórica dos holandeses.

Isso porque, os Países Baixos levaram a crença em Sinterklaas, uma figura relacionada a São Nicolau, ao local. Posteriormente, os contos do deus nórdico acabaram sendo relacionados ao bispo que se tornou uma grande figura religiosa. 

Quem é São Nicolau de Mira?

Também conhecido como Nicolau Taumaturgo, o bispo cristão, São Nicolau de Mira viveu entre 3 d.C e 4 d.C. na Ásia Menor (região que corresponde, atualmente, à Turquia) e após herdar todos os bens e riquezas de sua família, passou a presentear aqueles que não tinham a mesma condição social que ele, dando maior prioridade, as crianças órfãs.

Além da entrega de presentes e de propagar o bem para aqueles que estão ao seu redor, o religioso também é retratado como um senhor de barba branca que usava trajes vermelhos, se assemelhando ainda mais com a figura natalina que conhecemos hoje.

Dentre os seus feitos mais marcantes e os que o tornaram uma imagem de devoção em diversos locais ao redor do mundo, como a cidade italiana de Bari, assim como Grécia e Rússia, está a vez  que doou dotes a três filhas de um homem que não tinham bens para serem herdados e que poderiam ter que recorrer a trabalhos físicos não apoiados na época.

Odin quem?

O Deus nórdico Odin também pode ser integrar a lista daqueles que inspiraram a criação do bom velhinho e, principalmente, das suas características mais marcantes.

O motivo disso, se dá, pois, originalmente, os contos contam que ele entregava presentes, montado em um cavalo voador de oito patas chamado Sleipnir durante um dos festivais de solstício de inverno: o Yule (ou Jól), onde ele entrava pelas chaminés para entregar brinquedos e doces às crianças.

Além disso, as clássicas meias de Natal que ficavam acimas das lareiras eram preenchidas com feno ou cenouras para que o barbudo que usava vermelho desse de comer a Sleipnir na sua visita em que era realizada em todo dia 21 de dezembro.

As semelhanças

A primeira semelhança é Sinterklaas, onde a fonética de seu nome se assemelha muito a como o Papai Noel é chamado na língua inglesa: Santa Claus. A data da comemoração, assim como a figura das oito renas, a chaminé e as meias para depositar os presentes, são resultados dos mitos de Odin, enquanto a retratação física e a mensagem de generosidade são responsabilidade de São Nicolau.