https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Motociclistas podem ser isentos do IPVA em 2023, desde que atendam aos critérios da legislação estadual — Foto: Aurélio Aureliano/ EPTV

Para obter benefício, veículo deve ser de fabricação nacional e proprietário não pode ter mais de um veículo em seu nome. Projeto foi aprovado na ALE e agora segue para sanção do governador.

aprovaram nesta quarta-feira (14), em segundo turno, o Projeto de Lei de autoria do Governo do Estado que isenta do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) motocicletas com até 175 cilindradas e carros de motoristas por aplicativos.

O texto agora volta para o Executivo, para sanção do governador Paulo Dantas (MDB). Somente a partir da publicação da Lei em Diário Oficial é que o projeto vira lei oficialmente, mas isso não tem data para acontecer.

O Estado alega que a medida, que ganhou o nome de Programa Correria, vem auxiliar os motociclistas que utilizam suas motos como fonte de renda, como também para os motoristas de carro que fazem o transporte de passageiros por meio de aplicativos.

O projeto de lei altera a lei estadual nº 6.555, de 30 de dezembro de 2004, que dispõe sobre o tratamento tributário relativo ao IPVA.

Requisitos exigidos para isenção do IPVA

  • Para motocicletas: ter até 175 cilindradas
  • Para carro: condutor estar cadastrado em app de transporte há pelo menos seis meses
  • Para carro e moto: o proprietário não pode ter mais de um veículo em seu nome

De acordo com a proposta apresentada pelo Governo, serão acrescidos os incisos XVI e XVII, nos quais são especificados os requisitos da isenção.

g1 AL