https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado durante a manhã, mas o corpo só foi retirado por volta das 15h.

Um homem em situação de rua, identificado como Adriano Paulino, de 47 anos, morreu no sábado (20), em São Paulo, por suspeita de hipotermia. A informação foi divulgada pelo padre Júlio Lancellottti, que realizada trabalho assistencial na cidade.

De acordo com o pároco, o homem morreu em frente a um supermercado no bairro Vila da Saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado durante a manhã, mas o corpo só foi retirado por volta das 15h.

“Até na morte, o povo de rua sofre o descaso”, denunciou o padre. Lancellotti procurou a Secretaria de Desenvolvimento Social do estado para prestar esclarecimentos.

A autarquia alegou que os orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social realizaram atendimento social ao homem na madrugada de sábado.

“Na ocasião, o homem não aceitou acolhimento e foi entregue a ele um cobertor”, disse a secretaria. O caso foi encaminhado à Polícia Civil.

Onda de frio

A cidade de São Paulo registrou temperatura mínima de 8,6ºC na madrugada de sábado, um dos dias mais frios do ano.

O número é resultado de uma frente fria que atinge o país, baixando os termômetros principalmente nas regiões Sul, Sudeste e em parte do Centro-Oeste.

A Prefeitura de São Paulo informou a instalação de 10 tendas para apoio às pessoas em situação de rua durante o inverno. As estruturas funcionam sempre que a temperatura estiver igual ou abaixo dos 10ºC.

“Desde o início da Operação Baixas Temperaturas 2022 até o dia 18 de agosto, foram registrados 1.744.466 acolhimentos nos serviços da rede socioassistencial. Ressaltamos que uma pessoa pode ser acolhida mais de uma vez. Também foram distribuídos mais de 101 mil cobertores às pessoas que vivem em situação de rua”, informou a prefeitura.

Fonte: Metrópoles