https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Outros dois recém-nascidos apresentaram sintomas da doença e seguem em observação

O aumento de casos da Covid-19 atingiu, também, pacientes que acabaram de chegar ao mundo. Dos 16 recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Maternidade Escola Santa Mônica, 14 testaram positivo para o novo coronavírus e outros dois apresentaram sintomas da doença. Devido a isso, o hospital decidiu isolar a unidade, para evitar maiores riscos de contágio.

Segundo a maternidade, as infecções não ocorreram somente dentro da maternidade. Alguns bebês são de mães que testaram positivo para a Covid-19 e outros que vieram de municípios do interior de Alagoas já infectados.

Ao todo, 14 recém-nascidos foram testados e apresentaram resultados positivos. Outros dois apresentaram sintomas da Covid-19 e estão isolados.

Apesar disso, a maternidade disponibilizou seis leitos para bebês cujas mães estejam internadas na unidade, para que estes não fiquem desassistidos.

Em entrevista à TV Gazeta, o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, disse que está em contato com a direção da Maternidade Santa Mônica, para elaborar estratégias mais seguras para o atendimento. Segundo ele, se for preciso, o Estado vai ampliar o número de leitos na unidade.

LEIA, NA ÍNTEGRA, NOTA DA UNIDADE

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) informa que a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) encontra-se isolada para pacientes com Covid-19. Ao todo, encontram-se na UTIN, neste momento, 16 bebês, dos quais 14 são positivos e 02 são suspeitos (estão aguardando novos testes).

De acordo com o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), alguns bebês vieram de outro município já infectados, outros são filhos de mães positivas para a Covid-19 e outros foram infectados na maternidade. Desse modo, todas as admissões externas estão temporariamente suspensas  na UTIN.  

Entretanto, foram disponibilizados 06 leitos para uso da UTIN, na Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco) para recém-nascidos de mães internas na MESM não suspeitos e não confirmados para a Covid-19.

gazetaweb