https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Ponto máximo de cobertura do sol ocorreu às 14h37 no estado, com apenas 1,8% da faixa central do eclipse podendo ser vista

Eclipse apareceu de forma tímida para os alagoanos

Os alagoanos que esperaram ver o eclipse solar que ocorreu nesta segunda-feira (14) não tiveram muito êxito, tendo em vista que a cobertura do sol, não só em Alagoas, mas no Brasil como um todo, ocorreu somente de forma parcial. Em Maceió, a cobertura do sol foi bastante tímida, chegando a 1,8%, conforme informações do professor Romualdo Caldas, do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL). 

O ponto máximo do eclipse em Alagoas ocorreu às 14h37 e foi registrado pelo CEAAL. O professor Romualdo explica que o eclipse solar ocorre sempre na lua nova e acontece quando, na nossa perspectiva de visão, a Lua nova passa na frente do sol. “Tem que haver o alinhamento perfeito entre Sol-Lua-Terra”, explica.

“No eclipse, se projeta uma sombra na superfície da Terra. A sombra projetada do eclipse total é uma faixa estreita e curta no globo. Essa faixa, nesse eclipse, seu deu no Sul do Chile e na Patagônia Argentina, além de áreas no pacífico e no Atlântico. Áreas mais ao sul e ao norte dessa faixa, viram apenas eclipse parcial, cada vez menor à medida que se afasta da faixa central do eclipse”, conta o especialista. 

Ainda segundo o professor, em Maceió foi 1,8%, no Recife-PE foi 0,6% e em cidades como Natal-RN, por exemplo, nada pode ser visto.

Em muitos locais da América do Sul, no entanto, o sol ficou completamente coberto pela lua, em um espetáculo lindo da natureza. O fenômeno teve início às 11h33 e previsão de término às 15h53. 

Em alguns locais da América do Sul, eclipse foi visto de forma completaFOTO: RONALDO SCHEMIDT/AFP

gazetaweb