https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Muita gente não vai conseguir dormir direito nestas próximas 48h, depois que os decretos governamentais flexibilizaram com a abertura de mais coisas, especialmente os bares. A volta se dará à partir de segunda-feira (20), para evitar, neste primeiro momento, a aglomeração de pessoas, como ocorreu em outras cidades.

Pelos decretos foram aumentados os percentuais de ocupação para locais como igrejas, e áreas serão reabertas, sem nenhuma reação mais positiva das pessoas sobre isso. Conhece aquela história que é contada pelos beberrões: “Ninguém chama o outro para ir a Missa, mas para beber, aparece de montão”.

Independente dessa reação, este será o último final de semana de bares, restaurantes, barracas, hotéis, shopping e feirinhas fechados, também sem vendedores ambulantes pelas ruas. Espero que Deus ajude, e os homens e mulheres colaborarem, para que seja tudo dentro da normalidade como se pede.

Até o transporte intermunicipal e complementar está autorizado a voltar, com capacidade reduzida. Depois de tudo isso funcionando, alguns ainda com restrições, não falta mais nada. Ou melhor, falta sim: a volta do futebol, mesmo que sem torcida. Não entendo porque essa demora toda do Governo do Estado e da Prefeitura de Maceió para decidirem.

É possível que seja porque boa parte dos municípios ainda esteja na faixa Vermelha. Como explicar, então, liberar o transporte coletivo – e olhe que não sou contra – que vai ficar levando e trazendo pessoas de um lado para o outro do estado? Ai sim, se não tiver cuidado, pode ser muito mais perigoso do que um simples jogo.

Se não pode liberar o futebol pelos problemas já citados, programem todas as partidas para Maceió, que tem tudo liberado e está na faixa Amarela, trabalhando para chegar na Azul, até na Verde, se tudo der certo. Acho, que essa iniciativa deveria partir da FAF, seria uma maneira mais rápida de convencer as autoridades da área de saúde, especialmente, para liberar.

Quanto mais tempo passar, menor vai ficar o espaço para tantas competições. Lembrando que o CRB tem o Campeonato Alagoano, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil, essas duas últimas com possibilidades de classificação, e o Brasileiro da Série B. O CSA tem o estadual e a Série B, também do Brasileiro.

Por outro lado, Jaciobá e Coruripe, além do alagoano, estão na Série D do Brasileiro, muito mais fácil de encaixar seus jogos. Não vejo outra chance senão jogar o que falta do estadual em Maceió, onde as entidades teriam mais controle para as partidas e seu entorno, com aqueles que vão lá para trabalhar.

Sem torcida, tanto faz jogar em Maceió ou no interior. Aqui, é melhor para todos.

Pensem nisso!