https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

jl-20

No dia 12 de abril de 1636, foi criada a Vila de Santa Madalena da Lagoa do Sul por Duarte de Albuquerque Coelho, IV Donatário da Capitania de Pernambuco. Alguns fatos importantes aconteceram nesta oportunidade. Aqui em nossa vila esteve Mathias de Albuquerque com aproximadamente 4.000 homens e no sentido de dirimir os efeitos danosos causados pelos holandeses, este empenhou-se em construir inicialmente um grande palhoção, onde hoje é o convento de Santa Madalena, para acomodar inicialmente seus homens e religiosos que o acompanhavam. Construiu um Forte por traz da Igreja Matriz transferindo para o mesmo todo pessoal militar. Também ajudou muito a população na reconstrução da vila recentemente destruída.
A Povoação de Santa Madalena do Sumaúma em Taperaguá continuava também à crescer e sua população se estendia no Território de Senhor do Bonfim em direção às terras do Engenho Caipe e a fazenda Cabreiras.
O Conde Bagnolo também esteve em nossa Vila no ano de 1636 quando no forte recém construído, tornou nossa terra centro de operações contra os holandeses em todo território alagoano.
Decorrido tudo isso, nossa vila florescia no seu processo de desenvolvimento da colonização com a construção de engenhos e o aparecimento de grandes propriedades agrícolas. O carro de boi servia para carregar cana de açúcar, moveis utensílios, mudanças e também de transporte dos senhores de engenhos e seus familiares em passeios e compras no centro da vila onde já funcionada algumas casas comerciais e também em visitas as outras propriedades. O carro de boi chiando pelas estradas era um elemento imprescindível à nova paisagem. A barcaça teve também um importante papel no carregamento de açúcar e outros elementos agrícolas, principalmente para o abastecimento da capitania como um todo, e também como transporte de pessoas que viajavam para realizarem compras e venda dos nossos produtos. Assim nossa Vila foi crescendo e tornou-se em 09 de outubro de 1706, a sede da comarca de Alagoas.