segunda-feira, abril 29, 2024
Destaques Bloco

Mais de 20 cágados são encontrados mortos em lagoa de Jequiá da Praia; veja vídeo

https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Cerca de 22 cágados foram encontrados mortos por pescadores, nesta quinta-feira (31), dentro de uma lagoa no Povoado Lagoinha, em Jequiá da Praia, Litoral Sul alagoano. Uma equipe da Força-tarefa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que acompanha o problema das manchas de óleo nas praias, investiga se há ligação entre os dois casos.

Segundo o coordenador da Força-tarefa, Emerson Soares, foram encontrados 22 cágados d’água, em estado de decomposição, todos em idade juvenil e estavam em fase de desenvolvimento. Mais três animais foram encontrados posteriormente.

Além da análise dos animais, uma amostra da água onde eles foram encontrados foi coleta para exame. O resultado deve ficar pronto em uma semana.

Ainda segundo o professor, a suspeita é que os cágados tenham morrido devido a ação de algum poluente, o que deve ser confirmado após os exames. “Ainda é prematuro afirmar que a causa da morte é o óleo, mas nunca aconteceu um caso desse tipo no local”, ressaltou o professor.

Segundo informações do Instituto Biota, os animais foram coletados pela prefeitura de Jequiá da Praia e foram encaminhados para Viçosa, onde serão necropsiados. Dois cágados serão encaminhados para exames em Brasília.

Assista ao vídeo:

 

cadaminuto