https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Circula nas redes sociais um alarme da possibilidade de um tsunami para o próximo dia 29 entre 3:00 e 3:30 horas, o que vem causando grande celeuma. Para esclarecer os incautos o webradiojuventude buscou esclarecimentos sobre o assunto.

tsunami_japan_
Credito da foto: Agence France-Presse’s global photo network

Os tsunamis são grandes ondas oceânicas que atingem a costa litorânea de uma área continental e provocam fortes estragos, principalmente quando atingem áreas povoadas. Recentemente várias tragédias desta ordem foram ocasionadas ao redor do planeta, e em especial a que atingiu o Japão em 2011.

Em geral, as ondas gigantescas formam-se, resumidamente, por fortes terremotos no oceano, erupções vulcânicas de grandes proporções no mar ou impacto de asteroides ou casos semelhantes no oceano.

Diante disso, afirmam os cientistas, é praticamente impossível haver um tsunami no Brasil, por que o território brasileiro e suas áreas circundantes encontram-se em áreas estáveis, no interior geográfico de uma placa tectônica. A única possibilidade de tsunami no Brasil, ainda que muito remota, é uma suposta erupção do vulcão “Cumbre Vieja”, localizado no arquipélago das Ilhas Canárias.

Nessa hipótese, um tsunami atingiria o Brasil em estados da região Norte e Nordeste do país, principalmente nos estados do Amapá e do Pará.

Existem, porém, muitas discordâncias no meio científico sobre o assunto e o tema complica-se pela grande quantidade de teorias conspiratórias sem fundamento ou com falsas informações que circulam pela internet. “Alguns geólogos e oceanógrafos até acreditam nessa possibilidade de tsunami, mas muitos deles alertam que os efeitos no Brasil seriam muito pequenos em razão da grande distância em que o vulcão Cumbre Vieja encontra-se (mais de 4 mil km). Outros afirmam que o tsunami não ocorreria. Para aumentar o ceticismo quanto ao assunto, muitas análises datam a próxima erupção do megavulcão para daqui a 10.000 anos, sem ser possível precisar a sua intensidade. ” (http://brasilescola.uol.com.br/)

De acordo com os cientistas Steven Ward, da Universidade da Califórnia, e Simon Day, da Universidade de Londres, uma intensa atividade do vulcão Cumbre Vieja, nas Canárias, provocaria a formação do tsunami que poderia se deslocar a uma velocidade de 800 quilômetros por hora rumo à costa dos EUA, passando antes pela Europa, África e América Latina.

Portanto, não é preciso muito alarde sobre a suposta ocorrência de um tsunami no nordeste brasileiro e em especial no litoral alagoano. A possibilidade, embora exista, é praticamente nula e não deve ser motivo principal de preocupação.