O BOLSA FAMÍLIA VAI ACABAR?

images“No Brasil, ninguém dorme por causa da fome. Metade porque está com fome e a outra metade porque tem medo de quem tem fome”, frase atribuída a Josué de Castro, então presidente do Conselho da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em 1950. Daí as discussões sobre o problema deram início sendo inicialmente pensadas as concessões de benefícios com a distribuição de cestas básicas, que foram implantadas seguidas de denúncias de corrupção e desvio de mercadorias.
Herbert José de Sousa, o Betinho, deu a primeira roupagem aos diversos programas de distribuição de renda que foram implantados por Fernando Henrique Cardoso, como programas sociais, agrupados na chamada Rede de Proteção Social.
Já o Bolsa Família, inspirado no Bolsa Escola, fora proposto por Cristovam Buarque em 1986 e consistiu na unificação e ampliação dos programas sociais existentes. O BF teve sua criação em 2003, sendo hoje o maior programa de transferência condicionada de capital do mundo.
“Vamos dar o peixe para depois ensinar o povo a pescar” – palavras sábias do Presidente Lula a época de sua criação, mas que, pela dependência e fidelidade política criadas, que muito interessou ao partido, ficou só no “dar o peixe” e pouco ou quase nada no “ensinar a pescar”.
Com a atual crise, o governo do PT passou a discutir várias propostas para minimizar o efeito dos desvios do erário e entre elas a de reduzir o valor do Bolsa Família em 50% já de imediato, a partir de janeiro de 2015. Também foi posto em pauta um eventual fim para o programa em 2017.
Rui Goethe da Costa Falcão, que é um advogado e jornalista e hoje é presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou que “O Bolsa Família está em vigência há 10 anos e as estatísticas mostram que já cumpriu o seu papel. Além de resultar em um alívio na economia, a extinção do programa também irá interromper a sua transformação em uma iminente política de parasitismo. Estou certo de que esta é a decisão correta a ser tomada”.
Existem ainda questões a serem resolvidas e o partido está dividido, mas aparentemente a presidente Dilma compactua com Rui Falcão e também quer o fim do Bolsa Família.
Da última vez que o fim do bolsa família foi anunciado gerou uma confusão nacional, todo o país foi às portas da Caixa Econômica, porém parece que agora o boato se confirmou e realmente o bolsa família vai acabar, ou pode acabar em 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *