AO VIVO
CARREGANDO... WEB RÁDIO JUVENTUDE
AO VIVO
CARREGANDO... WEB RÁDIO JUVENTUDE
AO VIVO
CARREGANDO... WEB RÁDIO JUVENTUDE

Sob presidência de Alagoas, Consórcio Nordeste firma acordo para impulsionar tecnologia entre os pequenos negócios

Assinatura aconteceu na 4ª edição do Nordeste ON 2026, considerado o maior evento de empreendedorismo da região

Secretário Wendel Palhares representou o Governo de Alagoas no evento Edvan Ferreira/ Agência Alagoas

O Governo de Alagoas, como estado que preside o Consórcio Nordeste, formalizou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Sebrae Nacional para impulsionar os pequenos negócios. O tratado foi anunciado durante a abertura oficial da 4ª edição do Nordeste ON 2026 (NEON) e promete fomentar a ciência, a tecnologia e o empreendedorismo em toda a região.

Representando o governo alagoano no ato da assinatura, o secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, destacou o impacto do compromisso firmado em prol do desenvolvimento regional.

“Alagoas, com o governador Paulo Dantas presidindo o Consórcio Nordeste, traz uma inovação fundamental, que é um acordo de cooperação técnica integrando todos os dados da parte comercial e do micro e pequeno empreendedor entre a região. Isso daqui é um grande avanço, pois demonstra que a inovação, o ensino e a pesquisa são prioridades, mas também que a integração de dados, não só em Alagoas, mas com todos os outros oito estados do Nordeste, pode contribuir para uma melhor entrega dos serviços públicos”, pontuou o secretário.

A proposta do acordo é revigorar a economia regional a partir da base produtiva, especialmente no desenvolvimento de políticas públicas para pequenos negócios. A iniciativa terá vigência de 60 meses (cinco anos) e foca em cooperação mútua, sem previsão de transferência de recursos financeiros entre as entidades.

“Esse acordo é fruto de uma relação já bastante antiga; desde a gestão anterior já vínhamos trabalhando conjuntamente. O Sebrae tem sido um parceiro de primeira hora junto às nossas câmaras temáticas, que são, na verdade, instâncias de representação dos governos estaduais. Tenho certeza de que este ACT entre o Sebrae e o Consórcio Nordeste trará muitos frutos para toda a nossa região”, acrescentou o chefe de gabinete do Consórcio Nordeste, Glauber Piva.

O acordo será desdobrado em Planos de Trabalho específicos, estruturados para gerar resultados práticos em quatro áreas consideradas vitais para a economia nordestina: Inovação e Startups, Turismo, Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Sobre o NEON 2026

O NEON 2026 é o maior encontro de inovação, empreendedorismo e negócios do Nordeste. Considerado uma experiência de conexão entre empresas, investidores, lideranças, governos, startups, universidades e pessoas que acreditam no poder da inovação para mudar realidades.

No período de 09 a 13 de junho, o evento reúne especialistas, cases inspiradores e oportunidades de negócios e de investimentos em um ambiente que combina impacto, colaboração e desenvolvimento regional.

Além das atividades de capacitação, como palestras, painéis e oficinas, a programação conta com rodadas de negócios, visitas técnicas nas rotas de inovação, exposição de startups e feiras de negócios regionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *