Douglas Apratto Tenório teve a ideia, montou a equipe, e supervisionou a sequência quadro a quadro. Rodrigo Guimarães cuidou de viabilizar cada capítulo, Carol Gusmão exerceu a curadoria com o talento e alta capacidade de trabalho que a caracteriza. Pelo CESMAC, esses são os nomes responsáveis pela execução deste marco na história da História em Quadrinhos no nosso Estado. Do lado de fora da universidade, a Liga da Justiça é composta por Suel Damasceno, os grupos de quadrinistas de São Miguel dos Campos e de Maceió, e – de forma muito particular – por Emerson Magalhães, o especialista em Messias de Melo. Aplausos para essa gente maravilhosa cujo trabalho será apresentado ao público hoje.
CONTEMPORANEIDADE HQ
Vasta é a produção de quadrinhos em Alagoas. Várias cidades, além de Maceió, como São Miguel dos Campos, possuem grupos organizados e atuantes. As formas de divulgação dessas obras alagoanas têm se espalhado por vários nichos, desde a tradicional impressão de livros em revistas, passando pelo antigo formato fanzine (coletâneas artesanais em modalidades como fotocópias) e ganhando o cyberespaço em edições digitais. 19 artistas se inscreveram e enviaram mais de 90 páginas das mais diversas criações em HQ, que – juntamente com o material em homenagem a Messias de Melo – estarão à disposição do público a partir desta segunda-feira. Podem ir sem medo de errar: é de entusiasmar a diversidade e qualidade dos trabalhos contemporâneos da arte sequencial em Alagoas.
VÁ-BÊI!
Carol Gusmão e Suel Damasceno merecem aplausos antecipados pela quadrinização dos espaços da Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes, onde as páginas HQ estão envolvidas numa grafitagem típica da “banda desenhada” e suas tirinhas mágicas, com as onomatopeias características da linguagem universal da arte sequencial traduzidas dos clássicos termos anglófonos das Comics e Graphic Novel para o nordestinês praticado nas Alagoas. Trabalho de super-heroína e super-herói, o feito por essa dupla dinâmica na batcaverna encravada à rua Cônego Machado, no Farol.
HORA E LOCAL
Repetindo: Abertura às 19 horas, com a mesa-redonda sobre “O Mundo Mágico dos Quadrinhos”, sequenciada pela visita à exposição. Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes, situada na rua Cônego Machado, Farol. Entrada livre. Quem desejar certificado, é só se inscrever (gratuitamente) pelo link https://doity.com.br/o-mundo-mgico-das-histrias-em-quadrinhos