O Santuário de Bom Jesus da Lapa fica no topo de uma montanha, com uma subida de acesso de 300 metros e de onde se pode avistar toda a cidade e o “Velho Chico” correndo lentamente.
As peregrinações acontecem para o Cruzeiro que fica no alto do Morro da Lapa, onde a pedra que “tine” está localizada. Diz a lenda que quem bater na pedra e ela responder é sinal que voltará ao Santuário.
As grutas estão entre principais fontes do turismo religioso e algumas estão localizadas no próprio Santuário. As mais visitadas são a Gruta do Bom Jesus, a de Nossa Senhora Aparecida e a do Santíssimo Sacramento.
Um “point” na cidade é a ponte do Rio São Francisco, no horário do pôr do sol, quando as pessoas se reúnem.
Passear de lancha pelo Rio São Francisco é uma atividade quase obrigatória para quem visita a cidade. Os passeios saem da Coroa da Lapa, uma prainha no rio, e ir até a cidade de Barrinha pode ser uma boa opção.
O Museu Padre Lucas Kocik expõe objetos sacros e conta a história da religiosidade de Bom Jesus da Lapa. Todas as peças que estão em exposição foram utilizadas pelos antigos bispos e padres.
Na região central há várias praças para serem visitadas e ótimas para tirar aquela foto de recordação. A Praça da Catedral faz parte do projeto arquitetônico da Catedral Nossa Senhora do Carmo e tem uma fonte luminosa. Há ainda a Praça da Fé, a Praça do Largo da Esplanada, a Praça do Monsenhor Turíbio Vila Nova e a Praça do São Gotardo, entre outras.
Festa Bom Jesus da LapaO Santuário de Bom Jesus da Lapa fica no topo de uma montanha, com uma subida de acesso de 300 metros e de onde se pode avistar toda a cidade e o “Velho Chico” correndo lentamente.
— Web Juventude (@webjuventudeofc) August 10, 2024
Acesse o site https://t.co/HGjphBZjWm e fique bem informado pic.twitter.com/FnnhzDEcH1