Vereadores são eleitos após cassação de todos os parlamentares em Porto Real do Colégio

Os eleitores de Porto Real do Colégio, município do Baixo São Francisco, foram às urnas nesse domingo (09), fora de época, para eleger os novos vereadores. Todos os parlamentares anteriores, eleitos no pleito de 2020, tiveram os respectivos mandatos cassados.

Ao todo foram 11.385 eleitores que votaram, representando um comparecimento de quase 70% dos aptos a participarem da eleição. Mais de 4,9 mil se abstiveram da votação. Também foram registrados 352 votos nulos e 362 em branco.

Confira os 11 eleitos para Câmara Municipal de Porto Real do Colégio:

Maria Aparecida dos Santos (PP);
Lucas Flavio Bomfim Evangelista (PP);
Uilio de Oliveira Souza (MDB);
Claudio Ricardo Ribeiro de Souza (PP);
Sirleide Cordeiro dos Santos (MDB);
Alexson Leite Lira (PP);
Isabelita Conceição Francisca da Silva (MDB);
Leaudo Alves Vilela (PSB);
Maykon Tenorio dos Santos (PP);
Adriano Batinga de Almeida (MDB);
Tiburcio Militão Junior (MDB).

Por que a cassação?
A nulidade dos votos acontece quando for constatada coação, fraude ou abuso de poder econômico nas eleições. Em 2022 e 2023, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu anular todos votos recebidos pelo MDB e pelo Progressistas (PP) para o cargo de vereador em Porto Real do Colégio, por constatar que os partidos usaram candidaturas femininas fictícias, burlando a cota de gênero.

Com a decisão, todos os mandatos e diplomas da Câmara do município alagoano ficaram suspensos. Estas informações foram divulgadas no início de maio deste ano pela Agência Brasil.

Fonte : tnh1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *