A Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação (FME), realizou nesta terça feira (22), a Solenidade de instalação e posse da Comissão Coordenadora do Fórum Municipal de Educação. O evento aconteceu no Auditório da Escola Municipal Dr. Claudio Roberto. O Fórum é constituído por segmentos da sociedade civil e governo, e funcionará como o canal de comunicação entre a população e o poder público, contribuindo para a elaboração, monitoramento e avaliação participativa do Plano Municipal de Educação (PME).
O Fórum Municipal de Educação foi criado pela lei municipal de nº 1.488 de 29 de março de 2023 e é composto por 33 representantes da sociedade civil e do poder público. E tem por finalidade de revisar, acompanhar e avaliar o Plano Municipal de Educação de Marechal Deodoro, bem como, promover debates sobre as políticas públicas da Educação Básica e Superior no município. Na ocasião, a secretária municipal de Educação, a senhora Karoline Flora, coordenou a solenidade e falou sobre algumas metas prioritárias, como a Universalização da Educação Infantil, planejada no Plano Municipal (PME) vigente, desde o ano de 2015e que já está sendo colocada em prática. A valorização dos profissionais de educação, por meio de formação continuada, também é um desafio do PME, que visa à qualificação dos educadores e a melhoria do ensino. “ Em Marechal Deodoro nós trabalhamos com o compromisso de transformar a vida de nossos alunos, esse fórum é de suma importância para ampliar a discussão e trazer ideias para que possamos fortalecer e continuar com os avanços no ensino aprendizado dos nossos alunos”, disse a secretária Karol.
O Professor Givaldo Herculano, presidente do Conselho Municipal, fez uma explanação sobre a importância do Fórum como canal de comunicação entre as Políticas Públicas e o Sistema de Ensino. Em seguida, a professora Aline Costa, articuladora para a implantação do Fórum destacou o apoio do prefeito Claudio Filho e da Secretária Karol, em fortalecer os espaços democráticos para a participação da sociedade, nas formulações das políticas públicas educacionais em Marechal Deodoro, ela destacou, também, um dos grandes desafios da Comissão Coordenadora, até o final de 2024, que é a avaliação do PME atual e a sua reestruturação para uma nova década
A programação continuou com a eleição do Coordenador Geral, do vice-coordenador, do primeiro e segundo secretários, formando assim, a Mesa Diretora do fórum. Foram eleitos: A professora Aline Costa, representante da OAB, seccional de Alagoas, como Coordenadora Geral; a senhora Anete de Lima, representante das instituições de Ensino Público, como vice-coordenadora; o senhor Sandro Balbino, representante das instituições de Ensino Fundamental Público, como 1º secretário e a senhora Josineide Lima, representante do Núcleo de Cidadania das Crianças e Adolescentes, como 2ª secretária.
Participam, ainda, do fórum os seguintes representantes: Secretaria Municipal de Educação (Semed); Conselho Municipal de Educação (Comed); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Campus Marechal; Instituições de Ensino Médio Público; Instituições de Ensino Fundamental Público; Instituições de Educação Infantil Pública; Instituições de Ensino Privado; Instituições de Ensino Superior; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marechal Deodoro; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Núcleo de Cidadania das Crianças e Adolescentes; Poder Legislativo (Câmara de Vereadores; Secretarias Municipais; Pode Judiciário, Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselhos de Direitos (CAE e CACS/Fundeb); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Empresas; Cooperóleo e Coopmar; Ministério Público.
Fonte: PMMD