Aparição foi capturada por estações de monitoramento em Monte Castelo, no Norte do Estado, e em Florianópolis. Ocorrência é considerada rara.
Um meteoro bólido, conhecido pela característica explosiva, foi registrado em Santa Catarina, na noite de domingo (6), a uma velocidade de aproximadamente 147 mil km/h (assista acima). A aparição foi capturada por estações de monitoramento em Monte Castelo, no Norte do Estado, e em Florianópolis.
Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, que integra a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) e administra o observatório no Norte catarinense, a ocorrência é considerada incomum.
“É um tipo de meteoro mais raro de se registrar”, comenta.
Análises preliminares mostram que o meteoro surgiu sobre o município de Rio Fortuna, no Sul catarinense, a cerca de 89 km de altitude, e desapareceu a 60 km de altitude sobre São Ludgero, na mesma região.
“Durante o trajeto foi possível observar uma explosão, quando isso ocorre o meteoro é chamado de bólido”, destacou Justino.
O que são meteoros?
Segundo Jocimar Justino, meteoro é o fenômeno luminoso.
O meteoro pode ser causado pela entrada de qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passar de um metro, passam a ser chamados de asteroides. Já os meteoritos são as rochas que eventualmente sobrevivem ao calor gerado na entrada atmosférica e acabam chegando ao solo”, afirma.
Fonte: g1