Agora compete ao Tribunal Superior Eleitoral julgar a inelegibilidade dos políticos da lista.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 244 processos de políticos alagoanos que tiveram as contas rejeitadas em definitivo pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os processos foram recebidos nesta quarta-feira (10) e agora a Justiça Eleitoral precisa analisar para decidir se esses políticos poderão concorrer a cargos nas eleições deste ano.
A lista, aponta os nomes de políticos que tiveram suas contas julgadas irregulares em definitivo nos últimos oito anos e pode ser conferida direto no site do TCU, que continuará a atualizar a relação até 31 de dezembro deste ano.
É que a Lei da Ficha Limpa prevê que gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidades, improbidade administrativa dolosa, ou seja, quando há intenção de cometer o crime ou por decisão judicial que não se caiba mais recursos poderão ser considerados inelegíveis.
Além dos processos de políticos alagoanos, a lista completa traz 6.804 processos, a maioria de casos originados no Nordeste, e outros 16 nomes de pessoas que se encontram no exterior.
g1 AL