O quadro de saúde de Pietra Medeiros vinha se agravando desde o início do mês e ela chegou a passar por um transplante de fígado.
A jogadora de futsal Pietra Medeiros faleceu nesse sábado (20/08), aos 20 anos, após complicações provocados por uma hepatite autoimune (HAI). A jovem estava internada em estado grave desde o início do mês em São Paulo.
Pietra atuava no time Taboão Magnus, de Taboão da Serra (SP). Na quarta-feira (17/8), o estado de saúde dela piorou e ela teve de passar por um transplante de fígado.
A hepatite autoimune afeta o fígado e atinge, na maioria das vezes, mulheres entre 20 e 30 anos de idade. A doença ocorre quando o sistema imune do indivíduo ataca as próprias células do fígado, o que diminui ou, até mesmo, interrompe o funcionamento do órgão.
As causas desta condição ainda não estão esclarecidas, mas se acredita que a hepatite autoimune se desenvolve a partir de uma predisposição genética e/ou a partir de agentes externos, como infecções ou medicamentos.
Sintomas
Os principais sintomas da hepatite autoimune são:
- Cansaço excessivo;
- Dores nas articulações;
- Dores no abdômen do lado do fígado;
- Náusea ou vômitos;
- Mal-estar;
- Perda de apetite;
- Pele e olhos amarelados.
Diagnóstico
A realização do histórico clínico e as dosagens de anticorpos no sangue do paciente ajudam a fazer o diagnóstico da doença. Se necessário, uma biópsia hepática também pode ser feita.
Tratamento
Geralmente o tratamento da hepatite autoimune consiste em administração do uso de corticoides e imunossupressores. Quando não tratada, as taxas de sobrevida são de 5 a 10 anos.
metropoles