Número de acidentes graves caiu 75% em relação ao ano passado; Operação Finados aconteceu de 29 de outubro a 2 de novembro
Encerrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) às 23h59 dessa terça-feira (2), a Operação Finados 2021 não registrou nenhuma morte em rodovias federais que cortam Alagoas. O balanço da ação, que foi iniciada no dia 29 de outubro, foi divulgado nesta quarta-feira (3). No total, foram registrados 7 acidentes durante o feriadão, sendo um deles considerado grave, mas sem óbito. Segundo os dados oficias, 7 pessoas ficaram feridas nas ocorrências.
Em relação ao ano passado, o número de feridos caiu 42% (de 12 para 7) e o número de acidentes graves diminuiu 75% (de 4 para 1). Além disso, diferente do constatado em 2020, onde 5 pessoas foram a óbito, neste ano não houve registros de mortes por acidentes no período.
Durante a operação, houve um reforço ostensivo nas fiscalizações, priorizando pontos e horários estratégicos onde há ocorrência de acidentes graves e criminalidade, conforme apontam as estatísticas do órgão. Em Alagoas, as equipes realizaram patrulhamento ostensivo principalmente em trechos das BRs 101, 104 e 316. A PRF fiscalizou 1.128 veículos e 1.406 pessoas.
Álcool de direção
O levantamento aponta que 12 pessoas foram autuadas por alcoolemia, sendo 309 testes realizados. As outras infrações constatadas foram: ultrapassagens indevidas, não uso do capacete, do cinto de segurança e crianças sem cadeirinha – com totais de 57, 54, 24 e 7 flagrantes, respectivamente.
Já no combate à criminalidade, 13 pessoas foram detidas. Os crimes foram: embriaguez ao volante, crime ambiental por transporte de animal silvestre, receptação, dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), causando perigo de dano, porte de droga para consumo, violar a suspensão do direito de dirigir e entregar a direção de veículo a pessoa não habilitada. Além desses, durante uma das abordagens, um homem que tinha um mandado de prisão em aberto por furto, também foi detido.
gazetaweb