Um estudo do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfretamento da Covid-19 da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), divulgado nesta segunda-feira (14) aponta que as cidades de Maceió e Arapiraca apresentaram um aumento no número de casos de coronavírus. A análise refere-se à 37ª semana epidemiológica, encerrada no último sábado (12).
De acordo com o estudo, Maceió teve um aumento de 58% de novos casos de Covid-19 e Arapiraca registrou aumento de 25% de novos casos da doença. Ainda conforme os dados do levantamento, em comparação as duas últimas semanas foram registrados 79 novos casos para cada 100 mil habitantes.
Em relação ao número de mortes, Maceió teve 2,5 óbitos em decorrência do coronavírus para cada 100 mil habitantes. Já Arapiraca marcou 2,2 para a mesma proporção.
O estudo também apontou que a região do Sertão de Alagoas teve um aumento semelhante ao registrado na capital do estado em relação ao número de mortes.
As demais regiões de Alagoas mantiveram os números registrados nas últimas semanas, que mostra uma redução de 21% de casos e 11% de óbitos por Covid-19.
Os pesquisadores da Ufal, ressaltam no estudo que a população deve manter as estratégias previstas nos protocolos de distanciamento controlado, adotado pelo governo estadual, e que todas as medidas sanitárias e de higiene sejam sustentadas.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (14), pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), Alagoas registrou, nas últimas 24h, 102 casos de Covid-19, somando um total de 82.332 casos da doença. Seis mortes foram registradas no mesmo período e, até o momento, 1.985 pessoas já morreram por coronavírus no estado.
Outros 79.223 alagoanos estão recuperados da doença. Há 2.165 casos em investigação laboratorial.
cadaminuto