SUBSTITUA O SAL

Substituir o sal é saudável e não custa caro

sal_de_ervas_Todo mundo sabe que o sal, apesar de dar sabor aos alimentos, é extremamente prejudicial. Ele, e também o açúcar, são considerados por muitos como a dupla do mal que continua matando inúmeras pessoas por causarem doenças que poderiam ser evitadas ou controladas.

Para quem já sofre de pressão alta pode dispor de uma solução barata e que pode ser feita na sua casa sem grandes problemas. Trata-se de um condimento que tem baixa concentração de sódio e, pela adição de ervas aromáticas e medicinais torna um sal muito saudável (muito melhor para a saúde que o sal comum).

As ervas que compõem este sal são muito benéficas à saúde.

O Açafrão da Terra tem ação anti-inflamatória, antiagregante plaquetária, anti-infecciosa, antiasmática. Tem ainda acentuada ação antioxidante.

O alecrim é estimulante, favorece a atividade mental (memória), o coração, os nervos, combate o estresse e a ansiedade.

O manjericão é rico em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C e melhora a saúde do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas. O manjericão possui flavonoides que protegem as estruturas celulares, os cromossomos contra a radiação e contra os efeitos dos radicais livres. É também é anti-inflamatório, estimulante digestivo, calmante, previne problemas digestivos e infecções no intestino.

O orégano tem alta atividade antioxidante porque contém ácido fenólico e flavonoides, além de propriedades antimicrobianas, o que faz com que seja bom para ajudar a preservar alimentos. Entre outras coisas, é ainda estimulante das funções gástricas e biliares, sedativo, parasiticida, expectorante, diurético, controla os gases intestinais, combate a flatulência, alivia dores reumáticas; estimula o sistema nervoso e o apetite.

Como fazer esse substituto do sal:

INGREDIENTES

20 gramas de alecrim desidratado

20 gramas de manjericão desidratado

20 gramas de orégano desidratado

10 gramas de açafrão da terra

10 gramas de sal grosso marinho

Preferencialmente use uma balança para calcular com precisão peso de cada ingrediente, mas pode ser usada como medida uma colher de sopa cheia no caso das ervas e, no caso do sal e do açafrão, meia colher.

Todos os ingredientes devem ser triturados no liquidificador, cuidadosamente acondicionados em vidro fechado e usado como se fosse sal comum.

A vantagem é que ele tempera e dá sabor com uma quantidade reduzida de sódio.

Fonte http://www.curapelanatureza.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *