Quatro horas antes do início do clássico entre CSA e CRB, no Estádio Rei Pelé, no Trapiche, em Maceió, a Polícia Militar foi obrigada a iniciar – com antecedência de uma hora – a operação Jogo Limpo, para coibir atos de vandalismo por parte dos torcedores dos dois times.
Após denúncias de confrontos entre as torcidas no bairro de Santa Lúcia, a guarnição da Força Tática do 4º Batalhão conseguiu localizar um grupo de torcedores do CRB, divididos em cinco veículos alugados, sendo quatro ônibus e uma van, onde foram apreendidos diversos rojões e uma granada de fabricação artesanal.
De acordo com o aspirante Reis, que comandou a abordagem, as denúncias da população levaram a polícia até o grupo, cerca de 200 pessoas, que foram abordadas em frente ao Ibama, no bairro da Gruta de Lourdes, quando seguiam em direção ao estádio.
Os veículos tiveram que estacionar, no acesso ao retorno para o Tabuleiro do Martins, e todos os passageiros foram revistados. Cerca de dez rojões que seriam levados para o campo, além da granada, foram encontrados nos ônibus, levando à prisão de duas pessoas.
De acordo com a PM, dois organizadores da excursão assumiram o porte do material, para permitir que o grupo seguisse para o estádio. Os policiais, porém, afirmam que outras pessoas podem ter levado o material para o ônibus.
“Como são organizadores do ônibus, vão ser levados para a Central de Flagrantes, onde serão ouvidos pelo delegado e autuados”, informou um dos militares que participaram das revistas.
Durante a abordagem policial, dois outros organizadores do aluguel de um dos ônibus chegaram ao local para tentar evitar a apreensão do veículo. Segundo Fernando Silva, o ônibus foi locado por R$ 400 e o valor, rateado.
A intenção era evitar que torcedores dos times rivais se encontrassem nos ônibus de transporte público, mas o que se viu na prática decepcionou. “Queríamos evitar confusão, porque lá no nosso bairro (Dubeaux Leão) tem gente do CRB e do CSA”, contou.
Torcedores azulinos
Na Rua do Sol, no Centro, houve confusão envolvendo torcedores do CSA, que saíam a pé da sede da Mancha Azul, e tentaram impedir a passagem de um ônibus da torcida regatiana.
Viaturas da PM foram enviadas ao local e o helicóptero da Secretaria de Segurança Pública estava sobrevoando a região, evitando maiores problemas.
Um vídeo recebido pela reportagem do TNH1, que teria sido registrado nesta tarde, mostra a movimentação dos torcedores do CSA.