OPACIDADE

images

Enquanto o Prefeito Cristiano Matheus vai à Câmara, aparentemente sem motivo, e enaltece a Transparência Pública exercida no município, a Controladoria-Geral da União (CGU) lança a segunda edição da Escala Brasil Transparente onde Marechal Deodoro aparece com nota ZERO, ou seja, totalmente opaca, obscura, sem claridade.
Este índice mede o grau de transparência pública em todo Brasil sendo utilizado os parâmetros da Lei de Acesso à Informação (LAI). A nota é formulada com base nas respostas a doze itens que englobam basicamente o acesso à informação e a existência e funcionamento do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), sendo uma métrica que primou pela mensuração da efetividade da transparência passiva. Para a CGU é de suma importância que a população saiba como está sendo utilizado o dinheiro dos impostos pagos pela população. Afinal o dinheiro é público, ou seja, do povo. Os gestores – prefeito e vereadores – são apenas “empregados” a quem o povo delega o poder de gerir e fiscalizar a aplicação desse dinheiro.
O mais importante não é apenas se ter mecanismos de aferição do uso dos recursos públicos, mas ter uma população participativa que se informe, cobre, exija que tudo seja realmente feito com lisura e as claras… o que não acontece em Marechal, pelo menos aos olhos da CGU que atribui nota ZERO para a transparência. Imaginem se forem atribuir notas para a qualidade dos serviços que vem sendo prestados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *