3 de janeiro: em 1848, é escolhido o primeiro presidente da Libéria

3 DE JANEIRO DE 1848 – Joseph Jenkins Roberts, americano, se torna o primeiro presidente da Libéria, país criado pelos Estados Unidos, na África, para receber os afro-americanos indesejáveis em terras ianques depois do fim da escravidão.

Joseph nasceu livre no estado da Virgínia, Estados Unidos, em 15 de março de 1809, filho de um branco de origem galesa que era proprietário de sua mãe, Amélia – mestiça, nascida escrava, mas libertada pelo dono que se tornou seu marido.

Em 1839, Joseph se desfez de seus negócios nos Estados Unidos e partiu com a família para Cabo Mesurado, Costa Oeste da África, faixa de terra adquirida pela Sociedade Americana de Colonização. Em 26 de julho de 1847, declarou-se país independente, adotando o nome de Libéria e seis meses depois, Roberts foi escolhido como primeiro presidente da nova república. Em 1872 foi novamente eleito como sétimo presidente liberiano.

Informa a Wikipédia que “Roberts morreu no dia 24 de fevereiro de 1876, menos de dois meses após o seu segundo mandato ter terminado. Em seu testamento, deixou US$ 10,000 e sua propriedade para o sistema educacional da Libéria”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *