Home Destaques Influenciadora ouve gritos de socorro ao gravar stories e ajuda a salvar vítimas de naufrágio no RJ

Influenciadora ouve gritos de socorro ao gravar stories e ajuda a salvar vítimas de naufrágio no RJ

Influenciadora ouve gritos de socorro ao gravar stories e ajuda a salvar vítimas de naufrágio no RJ

Uma influenciadora digital gravou o momento em que os seis sobreviventes do naufrágio no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), pediam socorro. A embarcação naufragada foi encontrada na noite de domingo (19) pelo navio de cruzeiro em que Laura Alvarenga Pires Lima estava.

Laura estava gravando stories em seu perfil do Instagram, impressionada com a cor do céu, quando ouviu os gritos de socorro vindos do mar e percebeu que uma das vítimas estava com uma lanterna acesa acenando para o navio.

“Olha aí, gente. Que lindo! Tá tudo azul isso aqui. Não é efeito. Tá tudo azul, tá começando a escurecer. Que p***a é essa? Tem alguém gritando socorro. Será que tá no meio do mar ali? Tem alguém ali pedindo socorro”, disse ela desesperada.

“Eu fui filmar para o meu Instagram. Eu só queria filmar o céu, posto tudo e faço um destaque. Gelou todo o corpo. Levei um susto, porque não tinha nada perto. Logo pensei: ‘como elas [pessoas] estavam ali?” , comentou.

Depois de avistarem as vítimas, Laura e a amiga e também influenciadora Bárbara de Lemos Rodrigues buscaram ajuda imediatamente.

Gente, que doideira é essa? A Bárbara desceu correndo lá para avisar. Eu tô tentando ligar aqui lá recepção para ver se consigo falar lá antes da Bárbara chegar”, disse.

Momentos depois, a influenciadora registrou o momento em que o diretor do cruzeiro emite um alerta sonoro aos tripulantes avisando sobre o naufrágio e que uma embarcação auxiliar estaria indo em direção às vítimas para prestar socorro:

“Senhoras e senhores, um minuto de sua atenção, por favor. Aqui quem fala é o diretor do cruzeiro em nome do comandante. Às 18h, um navio próximo foi avistado em um incidente. Estamos, neste momento, envolvidos em uma operação de resgate. Estamos em constante contato com a guarda costeira. Assim que tivermos mais informações, faremos um novo anúncio”.

“Eu tô em choque! A Bárbara conseguiu avisar. O navio soltou um alerta. Estão procurando. Tão usando uma lanterna ali tentando procurar”, contou a influenciadora.

Depois de momentos de apreensão, a embarcação auxiliar conseguiu resgatar as vítimas.

“Achou! Nossa, graças a Deus. Bora comemorar. Eu acho que nenhum dia da minha vida eu pensei que ia ver um negócio desses. E nem queria ter visto, porque assusta”, comemorou Luana, sob aplausos e gritos dos demais tripulantes.

“[As vítimas] foram resgatadas. Apesar do choque, estão fisicamente bem. Foram entregues à guarda costeira para que recebam assistência médica e possam voltar as suas casas em segurança o mais rápido possível. Agradecemos mais uma vez pela compreensão de todos, e agora seguiremos viagem em direção a Búzios”, disse o diretor do cruzeiro em um novo comunicado.

Naufrágio matou um pescador

A embarcação, que foi encontrada naufragada na noite de domingo, levava um grupo de sete pescadores amadores. Um deles, identificado como José Luiz Tito, de 60 anos, foi encontrado sem vida. Segundo a Defesa Civil, ele estava de colete — a suspeita é que tenha batido a cabeça, perdendo os sentidos e causando um trauma.

Os seis resgatados foram encontrados e resgatados pelo navio de cruzeiro da MSC, que estava em deslocamento pela baía de Sepetiba, e entregues à guarda costeira. Eles foram identificados como Carlos Eduardo Martins da Silva, de 40 anos; Cláudio Gouveia Toledo, de 53 anos; Rafael Viana Toledo, de 42 anos; Arlindo Moraes, de 51 anos; José Tito, de 71 anos; e Adilson Gouveia Toledo, de 66 anos.

Os pescadores foram atendidos inicialmente no posto de saúde da Vila Abraão. De lá, foram levados para o continente, chegando ao Hospital Municipal da Japuíba na madrugada de segunda-feira (20).

José Tito recebeu alta na noite de terça-feira. Já Arlindo Moraes seguia internado em estado estável no Hospital Municipal da Japuíba nesta quarta-feira (22).

Os outros quatro resgatados foram transferidos para hospitais de Volta Redonda. Adilson Gouveia Toledo foi levado para o Hospital do Retiro e recebeu alta no fim desta manhã.

Já Carlos Eduardo Martins da Silva, Rafael Viana Toledo e Cláudio Gouveia foram levados para um hospital privado e continuavam internados nesta quarta-feira.

Acidente é investigado

O barco havia saído no sábado (18) para realizar atividades de pesca, mas foi atingido por ventos fortes e ficou à deriva — o vendaval chegou a 80 km/h. O grupo era formado por moradores de Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e São José dos Campos.

As causas do acidente já estão sendo investigadas pela Marinha do Brasil e pela Polícia Civil.

“Um procedimento interno será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência, bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de situações análogas no futuro e verificar se o mau tempo contribuiu para o ocorrido”, disse a Marinha em nota.

g1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here