https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A vice-prefeita e os vereadores estavam no local para apoiar moradores que ocupavam à Prefeitura.

A prefeita da cidade de Atalaia, Ceci Herrmann, informou nesta quarta-feira, 13, por meio de nota, que irá acionar o Ministério Público Estadual (MPE), a Polícia Civil de Alagoas e o Poder Judiciário após uma confusão, ocorrida nesta tarde em frente ao prédio do Executivo Municipal envolvendo guardas civis municipais, a vice-prefeita do município Camyla Brasil e três vereadores.

Segundo Ceci Herrmann, um desentendimento após a vice-prefeita Camilla Brasil e os vereadores Maurício Tenório, Marcos Rebolo e Anderson Medeiros invadirem à sede da prefeitura resultou na agressão a guardas municipais.

“Hoje fui surpreendida pela ação truculenta e antidemocrática da vice-prefeita, Camyla Brasil, juntos aos vereadores Maurício Tenório, Marcos Rebolo e Anderson Medeiros, que, de forma irracional e violenta, invadiram o prédio da Prefeitura. Impedidos, partiram para coação e agressão aos nossos guardas municipais, gritando a todo momento e cometendo um abuso claro de autoridade que lhe é atribuída”, disse a prefeita.

Na sequência, ela ressalta que a cidade é ordeira e que o tempo dos ‘fora da lei’ já acabou.

Diante das acusações, a vice-prefeita e os vereadores explicaram que estavam na Prefeitura de Atalaia para tentar mediar uma reunião entre o Executivo Municipal e os moradores da cidade que perderam todos os seus pertences durante a enchente que atingiu o município em julho deste ano.

Um grupo de moradores ocupou o prédio da Prefeitura a fim de pedir uma resposta sobre o pagamento das indenizações. Durante a tentativa de diálogo, um representante da Prefeitura informou que Ceci Herrmann não teria data disponível para atender a população nos próximos dias, ficando um encontro pré-agendado apenas para o dia 25 deste mês. Com isso, eles decidiram manter a ocupação ao prédio.

Segundo o vereador Maurício Tenório, a confusão teve início no momento em que os agentes públicos, sob determinação da prefeita, tentavam retirar o grupo de moradores das dependências da Prefeitura.

“Compramos quentinhas para eles (manifestantes) porque estavam aguardando que alguém viesse atendê-los. Quando as quentinhas chegaram, veio a ordem da Prefeita para que as pessoas saíssem e comessem na rua, calçadas, menos dentro da Prefeitura (…) Então, eu e os outros vereadores não aceitamos que as pessoas fossem comer nas calçadas. E foi aí que um guarda partiu para cima e começou esta confusão. As pessoas estavam lá porque queriam respostas”, relatou o edil.

Após a confusão, os manifestantes foram autorizados a realizar a refeição no estacionamento da prefeitura.

Por meio de nota, a Prefeitura informou que não recebeu nenhum pedido oficial para reunão por parte dos representantes do grupo.

Nota

A prefeita Ceci esclarece que não recebeu nenhum pedido oficial de reunião por parte dos representantes públicos para discutir qualquer assunto. Ela tem fornecido toda a assistência necessária às vítimas das enchentes, mesmo diante da queda dos recursos do FPM. No entanto, algumas pessoas se reuniram com a única intenção de invadir a prefeitura e causar danos ao poder público, uma vez que não houve tentativa de resolver qualquer questão de forma legal até o momento.

AL24HS