https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Operação prende pastores por golpes – Foto: Reprodução / PCDF

Nesta quarta-feira (20), uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária, vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DOT/Decor), cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão contra um grupo criminoso, que inclui pastores, que usava a religião e a fé das pessoas para cometer crimes de estelionato no DF e em outros estados. 

Segundo a polícia, o golpe pode ser considerado um dos maiores já investigados no Brasil, estimando-se mais de 50 mil vítimas pelo país.

 Denominada de Falso Profeta, a ação policial teve como objetivo combater organização que atua na prática de estelionato e outros crimes no Distrito Federal e em várias outras unidades da federação. De acordo com a investigação, o grupo é composto por aproximadamente duzentos integrantes, incluindo dezenas de lideranças evangélicas intitulados pastores, que induziam as vítimas, normalmente fiéis que frequentam as igrejas deles, para acreditar no discurso de que são pessoas escolhidas por Deus para receber a “benção”, ou seja, as quantias milionárias.

Iniciada há cerca de um ano, a investigação aponta ainda que os suspeitos formam uma rede criminosa organizada, estruturalmente ordenada, hierarquizada e caracterizada pela divisão de tarefas. O grupo é especializado em cometer diversos crimes como falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e estelionatos por meio de redes sociais (fraude eletrônica). Os crimes tinham como finalidade obter vantagem econômica com o prejuízo de milhares de vítimas no Brasil e até no exterior. Os fiéis eram induzidos a investir quantias em dinheiro com a promessa de recebimento futuro de valores exorbitantes.

De acordo com a PCDF, o golpe pode ser considerado um dos maiores já investigados no Brasil, por ter sido constatada vítimas de diversas camadas sociais e localizadas em quase todas as unidades da federação, A apuração policial estima que foram mais de 50 mil vítimas.

Nessa etapa da investigação, em que participaram cerca de 100 policiais civis, foi realizado o cumprimento de mandados de busca e apreensão no DF e em quatro estados – Goiás, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Além disso, também são cumpridas medidas cautelares de bloqueio de valores, bloqueio de redes sociais e decisão judicial de proibição de utilização de redes sociais e mídias digitais.

Os alvos poderão responder, a depender de sua participação no esquema, pelo cometimento dos delitos de estelionato, falsificação de documentos, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, crimes contra a ordem tributária e organização criminosa. Além do Decor, a operação contou com o apoio de policiais do Departamento de Polícia Especializada e das Polícias Civis dos estados de Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

 Correio Braziliense