https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Crédito: Dalmário Wanderley

O vereador por Carneiros, Dalmário Wanderley usou as redes sociais esta semana para denunciar irregularidades na merenda da Escola Municipal Doracília Maria das Virgens, no Sítio Malhador, naquele município.

O edil relata que esteve na unidade de ensino para verificar as condições da escola após a Prefeitura de Carneiros enviar um projeto de lei à Câmara de Vereadores solicitando a autorização para um empréstimo de mais de R$4 milhões para a construção de uma escola, da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e outras obras.

“No primeiro momento, a ida à escola não tinha relação com a merenda escolar. Resolvi ir ao local para verificar a estrutura uma vez que recentemente chegou à Câmara Municipal um projeto de lei do Executivo que requerendo autorização para um empréstimo de R$4,2 milhões. Eles iam demolir esta escola Doracília Maria e reconstruir. Além da construção de outros prédios. Fui lá para verificar se havia a necessidade de demolição ou se poderia apenas ser ampliada uma vez que a escola passou por reforma em 2019”, informou o vereador.

Ele informou ainda que o projeto de lei enviado pela Prefeitura de Carneiros não dava detalhes sobre a utilização da verba solicitada. “As comissões da Câmara solicitaram informações para analisar o pedido de empréstimo, mas até a última sessão estes dados não tinham sido enviados. Os vereadores da base informaram apenas que o Executivo iria explicar e mandar os projetos quando o empréstimo fosse aprovado. Não podemos aprovar um pedido deste sem que tenha um estudo prévio. Seria irresponsabilidade. Com isso, fui à escola para averiguar as instalações”, disse.

Durante a fiscalização, Dalmário Wanderley pediu à direção da unidade de ensino para verificar também a cantina do local para saber como estava a merenda das crianças. “Anteriormente, tinha recebido uma denúncia de que as crianças estavam comendo só salsicha e este não é um alimento apropriado para eles. Na oportunidade, requeri à diretora uma visita a cantina. Em uma das geladeiras, encontramos diversas latas de cerveja e apenas dois sacos com legumes. Funcionários justificaram que as cervejas estavam no local desde a festa que ocorreu do Dia dos Pais e ainda estava lá porque iria acontecer outro evento em breve na escola”, falou.

O vereador alegou que está sendo formulado um ofício para ser encaminhado à Secretaria Municipal de Educação de Carneiros pedindo informações sobre o que está sendo adquirido durante o processo licitatório, pois os alimentos encontrados na escola não coincidem com o cardápio divulgado pelo órgão.  A ideia é realizar uma representação junto ao Ministério Público Estadual.

Fonte: AL24HS