https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Dentista explica que procedimento não exige um grande desgaste dos dentes e que é possível escolher a tonalidade das lentes.

É muito provável que a maioria dos brasileiros já tenham, no mínimo, ouvido falar do procedimento odontológico popularmente conhecido como lentes de contato nos dentes, principalmente depois de inúmeros famosos realizarem o mesmo.

Nomes como Gusttavo Lima, Roberto Firmino e até mesmo Whindersson Nunes são apenas alguns dos exemplos mais notórios das possibilidades do procedimento. Porém, há muitas inverdades e histórias circulando na internet sobre as próteses. Afinal, o que são as facetas, e como é o procedimento de instalação?

Primeiramente, é importante saber que, ao contrário do que se acredita, não há necessidade de que as facetas sejam extremamente brancas. Esta é uma decisão estética do próprio paciente, uma vez que há uma gama considerável de possibilidades de cores, todas elas se assemelhando a cores dentárias naturais. Assim, torna-se extremamente difícil até mesmo saber que um indivíduo tem as próteses.

“As lentes de contato dentais são um tratamento estético revolucionário que se tornou cada vez mais popular na última década. Compostas por finas camadas de porcelana, podendo chegar a 0,3 milímetro de espessura, são aplicadas na parte frontal dos dentes com o objetivo de aprimorar a aparência estética. Uma das principais vantagens dessas lentes é a capacidade de corrigir uma variedade de problemas dentários, como manchas indesejadas, descolorações, dentes desalinhados (apinhamento) ou espaçamento entre os dentes (o famoso diastema)”, explica o Dr. André Ribeiro, especialista em prótese e implantodontia.

“O procedimento de aplicação das lentes de contato dentais é geralmente minimamente invasivo, com um desgaste mínimo dos dentes. Inicialmente, o dentista realiza uma avaliação da saúde bucal do paciente, examinando a condição dos dentes e gengivas. Em seguida, é feito um planejamento personalizado levando em consideração as preferências estéticas do paciente. Um passo importante é o teste prévio das facetas, em que são confeccionadas lentes provisórias, chamadas de mock-up. O paciente pode avaliar a cor, forma, alinhamento dos dentes, entre outros aspectos. Após a confecção no laboratório, elas são cuidadosamente posicionadas e coladas sobre os dentes naturais, resultando em um sorriso harmonioso e atraente. Esse processo assegura que o resultado final atenda às expectativas do paciente”, ensina o cirurgião dentista, quando questionado sobre o procedimento de instalação e o passo a passo do tratamento.

Lentes preservam os dentes

Dr. André também ressalta que outro benefício importante das lentes de contato dentais é a preservação da estrutura dental original. “Ao contrário das coroas dentárias convencionais, que requerem uma remoção significativa da estrutura dental para a aplicação, as facetas exigem apenas uma pequena preparação na superfície dos dentes. Isso significa que uma quantidade mínima de esmalte dental é removida, preservando a integridade e saúde dos dentes naturais”, afirma.

Uma das grandes vantagens das lentes de contato dentais é a obtenção de resultados imediatos. Diferente de outros tratamentos estéticos dentais, como o clareamento, que pode demorar semanas ou meses para mostrar resultados significativos, as facetas proporcionam uma transformação instantânea. Além disso, elas são altamente duráveis e resistem ao desgaste diário, mantendo sua cor e brilho por muitos anos.

“Em suma, as lentes de contato dentais representam uma solução estética avançada e pouco invasiva para melhorar a estética do sorriso. Elas oferecem resultados imediatos, durabilidade a longo prazo e preservação da estrutura dental original. Caso deseje um sorriso bonito e confiante, as lentes de contato dentais podem ser uma opção a ser considerada. Mas é essencial consultar um dentista especialista e qualificado para avaliar sua elegibilidade e discutir os detalhes do tratamento” conclui.

Metrópoles