https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

De acordo com a Defesa Civil do RS, 13 pessoas estão desaparecidas em Caraá e outras duas em Três Forquilha. Até o sábado, governo confirmou total de 11 vítimas.

São Sebastião do Caí após passagem de ciclone extratropical — Foto: Reprodução/RBS TV

As buscas por ao menos quinze pessoas desaparecidas após os temporais causados pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul seguem neste domingo (18). De acordo com a Defesa Civil do RS, treze pessoas estão desaparecidas em Caraá e outras duas em Três Forquilha.

Onze mortes foram confirmadas pelo governo. Os óbitos foram registrados em Maquiné, São Leopoldo, Esteio, Novo Hamburgo, Gravataí, Caraá, Bom Princípio e São Sebastião do Caí.

Conforme balanço divulgado no sábado (17), há 41 municípios atingidos pelos efeitos do temporal. São cerca de 2,3 mil desabrigados e 600 desalojados.

Defesa Civil do RS

A Defesa Civil afirma que está com equipes atuando em todo o RS, em especial nas regiões da Serra e do Litoral Norte. Para solicitar apoio ou socorro, os números de emergência são 193 (Corpo de Bombeiros Militar) e 190 (Brigada Militar).

Estão sendo recebidas doações. Os itens prioritários são agasalhos, cobertores, materiais de higiene pessoal e de limpeza e alimentos não perecíveis.

Resgate de bote na UPA

Em Sapiranga, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o Corpo de Bombeiros usou botes para resgatar dois pacientes que estavam internados na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) na sexta.

De acordo com a prefeitura da cidade, o local ficou inundado devido ao temporal causado pelo ciclone extratropical que passa pela costa da Região Sul do Brasil.

Outros 15 pacientes que estavam na UPA, além dos dois resgatados, foram encaminhados para o hospital da cidade, onde receberam acolhimento.

O Executivo Municipal orienta a população a procurar o hospital se precisarem de atendimentos médicos de urgência e emergência.

Morador e cachorro resgatados

Em Lindolfo Collor, a cerca 60 km de Porto Alegre, um morador e um cachorro que estavam ilhados foram resgatados de helicóptero. Veja abaixo.

Morador e cachorro que estavam ilhados em Lindolfo Collor são resgatados de helicóptero
Morador e cachorro que estavam ilhados em Lindolfo Collor são resgatados de helicóptero

Força da chuva arrasta casa em Caraá

Uma moradora de Caraá, município a cerca de 90 km de Porto Alegre, registrou o momento em que a força do temporal de sexta-feira arrasta uma casa na localidade de Passo do Marco. De acordo com a prefeitura, dois idosos e uma adolescente estavam no interior da residência.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), orientou os moradores da cidade a não saírem de casa na sexta.

“A quem tiver possibilidade, fazemos apelo para que evitem deslocamentos”, publicou o prefeito de Porto Alegre em suas redes sociais.

Ciclone extratropical

Um ciclone extratropical que está passando pela costa da Região Sul do Brasil provocou chuvas intensas e ventos fortes no Rio Grande do Sul durante a madrugada desta sexta-feira. Diversas cidades do estado registram alagamento, estradas bloqueadas, voos cancelados e falta de luz.

De acordo com a Climatempo, o ciclone extratropical deve se aprofundar em todo o litoral da Região Sul do Brasil, originando uma nova frente fria, que resultará em chuvas intensas e volumosas e rajadas de vento forte em todo o RS e SC.

A Defesa Civil do RS emitiu alerta para a chuva intensa e ventos fortes nas regiões da Serra, Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre. Os rios Caí, Paranhana e Sinos têm possibilidade de cheias. O governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar estão mobilizadas para dar assistência às comunidades mais afetadas.

Fonte: G1 ES