https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Meteorologista da Sala de Alerta conta que já choveu cerca de 60 mm em Maragogi; previsão para todo o mês é de 115 mm no litoral.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de chuva na manhã desta terça-feira (21), com 41 municípios de Alagoas com risco de perigo. Até esta quarta-feira (22), de acordo com o instituto, deve chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos que vão de 60 a 100 km/h. A previsão para o litoral alagoano, durante todo o mês, é de 115 mm de chuvas.

De acordo com o alerta, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos (Semarh) também emitiu aviso de chuvas de intensidade moderada, válido até esta quarta-feira (22), nas regiões do Litoral, Baixo São Francisco, Zona da Mata e Agreste de Alagoas. De acordo com o meteorologista Vinícius Pinho, em algumas localidades já choveu mais de 60 mm, como é o caso de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas.

Em Maceió, segundo ele, desde que as chuvas começaram – na madrugada dessa segunda – já choveu cerca de 35 mm. A previsão para o litoral alagoano, durante todo o mês, é de 115 mm de chuvas.

Ainda segundo o meteorologista, no Sertão do estado tem chovido pouco, e a previsão é de que permaneça dessa forma na região.

Em relação às chuvas que caem no estado vizinho de Pernambuco, elas não têm afetado, até o momento, os mananciais do estado, tendo em vista que não há chuvas intensas nas nascentes dos rios que banham Alagoas.

Recomendação

Diante das precipitações, o Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra recomendação é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia quando possível.

O alerta de perigo do Inmet é válido para os municípios de Anadia, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campestre, Campo Alegre, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Flexeiras, Igreja Nova, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba e Teotônio Vilela.

gazetaweb