https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Jovem descobre cisto gigante no ovário após dores e inchaço abdominal; saiba os principais tipos e tratamento.

O ganho de peso e o aumento da barriga fizeram a jovem Mariana Alves de Oliveira Silva, de 18 anos, achar que tinha engordado devido a sua má alimentação. No entanto, após sofrer fortes dores no abdômen, ela resolveu ir ao médico investigar o quadro.

Depois de um ultrassom, a jovem descobriu que um cisto gigante – em torno de 7 kg – estava se formando em seu ovário direito. Ela precisou passar por uma cirurgia de emergência para removê-lo antes que se rompesse.

O que são cistos?

Os cistos são bolsas de tecido membranoso semelhantes a um saco que contém líquido, ar ou outras substâncias. Eles podem surgir em várias partes do corpo como rins, pele, fígado, pâncreas, mamas e cérebro.

Nas mulheres, também podem se formar na região dos ovários, e, embora existam muitos tipos, a maioria é benigna ou não cancerosa. Eles são geralmente causados por desregulação hormonal, histórico genético e infecções pélvicas graves.

Sintomas de cisto no ovário

A mulher com cisto no ovário pode sentir ou não sintomas. Mas entre os mais comuns, estão:

  • Aumento do volume abdominal;
  • Dor pélvica;
  • Atrasos ou mudanças no ciclo menstrual;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Enjoo;
  • Ganho de peso.

Metrópoles