https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Caixas contendo 104 aparelhos de iPhones, de diversos modelos, sem nota fiscal, foram identificadas e apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante uma abordagem no interior de Alagoas, nessa quinta-feira (30). Além dos mais de 100 aparelhos, 1.338 unidades de acessórios e componentes para os aparelhos também foram apreendidos. O caso foi registrado na BR-423, no município de Canapi.

De acordo com a PRF, a apreensão aconteceu próximo das 13h30 dessa quinta-feira, quando uma equipe realizava fiscalização de veículos de transporte e carga no km 26.0 da BR 423. “Quando ao verificar as cargas e documentos fiscais do veículo Mbenz/Busscar Jum Bus, cor amarela, que fazia o trajeto São Paulo – Caruaru/PE, foi constatada uma carga de encomenda de eletrônicos e acessórios/componentes celulares sem possuir documentos fiscais comprobatórios da legalidade de aquisição”, informou a PRF.

A princípio, a ocorrência está sendo tratada como crime de “descaminho” e os objetos apreendidos foram encaminhados à Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz), em Maceió. Descaminho é um crime contra a ordem tributária, que consiste em fraude no pagamento de tributo para entrada, saída ou consumo de mercadoria não proibida no país.

Bebidas sem nota fiscal 

Já em São Sebastião, na noite dessa quinta, uma operação da PRF apreendeu mais de mil caixas de bebida sem nota fiscal. A apreensão foi registrada no km 205, da BR-101.

Segundo a PRF, essa apreensão aconteceu por volta das 21h, quando uma equipe abordou um caminhão Vw/24.250, de cor branca.  “Durante a fiscalização, foi perguntado ao condutor se o veículo estava carregado e ele informou que transportava 1.080 caixas de bebida alcoólica. Ele afirmou ainda que a mercadoria foi embarcada na cidade de Propriá, em Sergipe e que não possuía nota fiscal”, trouxe o relato da polícia.

Por se tratar de trânsito de mercadorias desacompanhadas de documentação fiscal, a Sefaz foi acionada para averiguação e regularização fiscal e tributária da carga. O motorista, o veículo e a carga foram encaminhados ao Depósito Central da SEFAZ, em Maceió, escoltados pela Polícia Fazendária, para lavratura do Termo de Averiguação e procedimentos do órgão.

tnh1