https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Uma estranha “cortina” de luzes verdes foi avistada no céu do Havaí no final de janeiro desse ano. O fenômeno inusitado foi registrado pelo telescópio Subaru, do Observatório Nacional do Japão. Assim como o misterioso redemoinho que apareceu sobre os céus havaianos alguns dias antes, há uma explicação para o incidente.

“Acredita-se que as luzes sejam de um satélite altímetro de sensoriamento remoto ICESat-2/43613”, diz uma postagem da equipe do telescópio no Twitter.

Esse equipamento foi lançado ao espaço pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em 2018 para medir a superfície terrestre. A tecnologia ajuda os cientistas a monitorar mudanças nas camadas de gelo, florestas, lagos e áreas urbanas.

De acordo com os especialistas, o satélite usa pulsos de raios laser de cor verde para fazer as medições. Ele pode disparar 10 mil pulsos por segundo, contendo cerca de 20 trilhões de fótons. O céu nublado no Havaí ajudou a destacar esses feixes luminosos.

Imagens do fenômeno foi divulgado pelo Observatório Nacional do Japão.

O telescópio Subaru foi o mesmo que captou as imagens da espiral azul no céu do Havaí. Naquele caso, a SpaceX estava por trás do fenômeno. O efeito foi causado por uma nuvem de cristais de combustível congelados em forma de espiral que se formou antes da reentrada de um foguete da empresa de Elon Musk na Terra.

Fonte: Dol