https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O estudo observacional realizado por pesquisadores chineses encontrou maior risco de AVC em mulheres com endometriose.

Um estudo publicado na revista Stroke no dia 23 de janeiro sugere que a endometriose, distúrbio responsável pelo crescimento do endométrio fora do útero, pode estar associada ao maior risco de AVC em mulheres.

Para a realização da pesquisa, os cientistas da Academia de Ciências Médicas Militares e do Instituto de Ciências Básicas, ambos na China, analisaram a endometriose genética em um grupo de 521.612 pessoas que tiveram AVC. Entre os participantes, 77.257 mulheres apresentaram alguma variação genética causada pela endometriose.

Os pesquisadores descobriram que a condição foi significativamente associada a um risco aumentado de AVC isquêmico total (causado pela obstrução dos vasos sanguíneos) e cardiometabólico (desencadeado a partir de coágulos formados no coração).

Os riscos de AVC isquêmico foram significativamente aumentados para os subtipos de endometriose do ovário, peritônio pélvico (camada que recobre os órgãos abdominais e pélvicos), septo retovaginal (quando a doença atinge entre a parede posterior da vagina e a porção final do reto) e vagina.

A causalidade foi mais significativa para endometriose relacionada à infertilidade e AVC isquêmico cardiometabólico. O neurocirurgião especialista em AVC Victor Hugo Espíndola explica que o estudo é observacional e que ainda não se sabe ao certo o que causa a relação entre as doenças. Por isso, ainda é preciso avançar nas pesquisas.

“A hipótese é que a endometriose deve promover um estado inflamatório que aumenta a formação de trombos e, consequentemente, o risco de um AVC”, afirma Espíndola.

O neurocirugião ensina que a endometriose não deve ser considerada uma doença simplesmente ginecológica e sim uma patologia sistêmica, ou seja, que afeta o corpo todo.

Metrópoles