Web Rádio Juventude

Médico oftalmologista explica o que é a fotofobia e como deve ser feita a prevenção e tratamento do problema.

Provavelmente você já sentiu algum incômodo ao olhar para a luz. Mas, para algumas pessoas, essa sensação é insuportável, tanto que chega a ser associada a diferentes doenças oculares, como a fotofobia.

“Fotofobia é quando um paciente tem aversão à luz. Então sempre que ele está em um ambiente menos iluminado e vai para um local com mais luz, seja artificial ou solar, ele sente desconforto e se vê obrigado a fechar os olhos por conta dessa claridade excessiva”, explica o médico oftalmologista e professor do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Abraão Neto Kós.

As causas da fotofobia são inúmeras. Entre elas, há o olho seco moderado ou severo e quadros de cefaleia moderada. Além disso, o paciente pode apresentar a condição em decorrência de problemas oculares como inflamações, como uveíte, ou até mesmo a catarata.

De acordo com o oftalmologista, pessoas com olhos claros têm maior sensibilidade à claridade, devido à menor pigmentação. Já os olhos escuros, por sua vez, possuem mais pigmento, o que oferece maior proteção. Ainda assim, o médico esclarece que não existe um grupo específico para desenvolver a fotofobia, já que a condição depende de diversos fatores.

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *