https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A vacina contra a dengue que é desenvolvida pelo Instituto Butantan apresenta resultados animadores. Estudo clínico em fase final de testes divulgado pela instituição mostra eficácia de 79,6%.

Os 16,2 mil voluntários que participam da fase 3 dos testes devem ser acompanhados por cinco anos para que os resultados oficiais estejam disponíveis. Dessa forma, a eficácia final só será conhecida em 2024.

Os participantes têm entre 2 e 59 anos, com ou sem exposição prévia ao vírus da dengue. Enquanto dois terços receberam o imunizante, um terço recebeu o placebo. A pesquisa é feita por 16 centros de pesquisa em 14 estados do país.

Dimas Covas, diretor-executivo da Fundação Butantan, afirmou ao Jornal Nacional que a instituição trabalha com o planejamento para tentar incluir o imunizante ao calendário nacional de imunização em 2024. “Já temos a fábrica, a fábrica está pronta, agora é questão de providenciarmos o registro de acordo com a nossa Anvisa e, obviamente, com apoio do nosso Ministério da Saúde“, afirmou.

Até o momento, dois anos após a aplicação da vacina, apenas 135 casos da doença foram registrados. Enquanto 100 foram entre os participantes não vacinados, 35 atingiram pessoas já imunizadas.

O vírus da dengue no país circula em quatro sorotipos. Para o tipo 1, a taxa de eficácia da vacina produzida pelo Butantan ficou em 89,5%. Já para o tipo dois, foi de 69,6%. Os dados para o tipo 3 e 4 ainda não estão disponíveis

Metrópoles