https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Os exageros alimentares costumam provocar problemas de digestão, sensação de estufamento e barriga inchada.

O ponto alto das festas de fim de ano são as ceias de Natal e Ano Novo. No entanto, a satisfação de saborear os pratos tradicionais do período pode causar muita culpa no dia seguinte.

A fartura que caracteriza essas ocasiões costuma conduzir aos exageros alimentares. O resultado no dia seguinte são problemas de digestão, sensação de estufamento e barriga inchada.

A nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, dá algumas dicas para aliviar a sensação de estufamento e de barriga inchada.

Barriga inchada

Rayanne explica que o excesso de carboidratos consumidos durante a ceia fica acumulado no fígado e nos músculos, sendo transformado em glicogênio.

Para cada grama de glicogênio produzida, o organismo estoca 4 mililitros de água, o que leva à retenção de líquidos e a aparência inchada.

Outro motivo para a barriga protuberante, são as bactérias ruins da microbiota intestinal. A nutri explica que essas bactérias gostam de açúcar e carboidratos refinados. “Ao ingerir alimentos que contenham esses ingredientes, elas fermentam e causam gases, aumentando ainda mais o inchaço, principalmente na região abdominal”, diz a profissional.

O consumo excessivo de sódio também provoca inchaço, uma vez o sal regula o volume hídrico (quantidade de água) no corpo. Se ingerido demasiadamente, o organismo precisará reter mais água para diluir o mineral.

A nutricionista esclarece que é normal sentir esse efeito por um tempo depois da ceia, porque o organismo precisa metabolizar o excesso de carboidratos, sódio e álcool ingeridos.

Quatro conselhos para desinchar

  1. Aposte em alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio
    Banana, vegetais, lentilha e amêndoas são exemplos de alimentos ricos desses nutrientes. A água de coco também é uma boa opção, pois estimula o funcionamento dos rins, auxiliando na produção e na eliminação de urina
  2. Estimule o corpo com chás detox
    A hidratação deve ser reforçada após um período de exageros alimentares. Para a especialista, é importante consumir pelo menos 35 mililitros de água para cada quilo de peso. A bebida ajuda na eliminação das toxinas. “Chás com ação diurética como hortelã, gengibre, cavalinha são excelentes opções”, recomenda a profissional
  3. Consuma alimentos ricos em fibras
    Sementes de chia e gergelim salpicadas em saladas e sopas são uma das indicações da especialista. Ela sugere que o indivíduo aumente o consumo de fibras para facilitar a digestão da comida
  4. Se movimente!
    Os exercícios físicos aceleram o metabolismo e melhoram a circulação, fazendo o corpo desinchar mais rápido.

Metrópoles