https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Em nota divulgada no início da noite desta terça-feira, dia 26, a Equatorial Alagoas informou que recebeu aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para aumentar a conta de energia.

De acordo com a empresa, o reajuste tarifário vai ter um efeito médio de quase 20% na conta energia (exatos 19,88%). As novas tarifas passarão a vigorar a partir da próxima terça-feira, dia 3 de maio.

Veja a integra do informe:

Nota informativa: Reajuste Tarifário Alagoas – 2022

A Equatorial Alagoas informa, que nesta terça-feira (26), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário de 2022 para os clientes alagoanos, com efeito médio de 19,88% para o consumidor. As novas tarifas passarão a vigorar a partir do dia 3 de maio e fazem parte de um processo conduzido pela Aneel, agência responsável por definir anualmente e manter atualizado o valor das tarifas das concessionárias de energia elétrica em todos os estados da federação.

Os itens que mais impactaram a correção foram os encargos do setor elétrico, os altos índices de inflação e os custos com a compra de energia, sobretudo durante a escassez hídrica. Nesse período, foi necessário acionar termelétricas, que geram energia a partir de fontes mais onerosas, como petróleo, carvão mineral e gás natural. Segundo a Aneel, a combinação do reajuste com o término da cobrança bandeira escassez hídrica resultará em efeito médio tarifário de aproximadamente -2% para consumidores que pagavam a bandeira de escassez hídrica, encerrada no dia 16 de abril deste ano.

Vale ressaltar que, do percentual reajustado, apenas 3,46% fica com a distribuidora Equatorial Alagoas para operar e manter todo o sistema elétrico do estado e fazer os devidos investimentos necessários para melhoria da rede elétrica. Os encargos setoriais levam 14,73%, o transporte -2,64% e 4,33% vão para a compra de energia.

: AlagoasWeb