Merenda da Terra de Marechal Deodoro, recebe novos investimentos

O Programa Merenda da Terra, implantado para fomentar e estimular a agricultura familiar no município de Marechal Deodoro, recebeu novos investimentos para aumentar a produção, hoje cultivada em 50 hectares de terras arrendadas pela Prefeitura e cedidas aos pequenos produtores. O programa vai distribuir kits de irrigação para os cadastrados, além da entrega de uma aradora.

O Merenda da Terra foi implantado no final de 2021 com a parceria da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). A ideia surgiu como alternativa para evitar que os pequenos agricultores locais usassem de forma irregular as propriedades privadas para o desenvolvimento de suas atividades.

A Prefeitura arrendou terras e sublocou a área para que os agricultores cultivassem em espaço com segurança e garantia da colheita. A produção tem garantia de compra pela prefeitura e é destinada à merenda escolar na rede municipal. Através da iniciativa, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura viabilizou a emissão das DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf) aos agricultores deodorenses.

O documento de identificação da agricultura familiar garantiu acesso das famílias às políticas públicas na área, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de acesso a crédito. Segundo o prefeito Cláudio Roberto Ayres da Costa, o Cacau, o programa seguirá promovendo ações que impulsionem ainda mais os agricultores. Além da aquisição de novos materiais e apoio técnico, ele afirma que continuará buscando por alternativas que desenvolvam a agricultura familiar no município.

Em parceria com o deputado federal Sérgio Toledo, um trator foi entregue aos agricultores para ajuda-los no plantio. Para trazer completude à iniciativa, a Prefeitura realizou também a entrega de uma grade aradora, que proporcionará um acabamento mais fino e uma estrutura mais adequada do solo.

“O retorno positivo de todo o investimento na agricultura familiar é gigantesco. Desde o momento em que entregamos o respeito merecido a esses trabalhadores, temos visto o crescimento manifestado em atividades com a compra dos alimentos destinados para a merenda escolar. Sei o valor do trabalho e valorizo o nosso deodorense que sempre colabora com o nosso desenvolvimento como Município” afirma o prefeito.

Os kits de irrigação, que vão contemplar inicialmente 15 agricultores, são compostos por duas caixas d`água para 3 mil litros do produto, 200 metros de mangueira e fita de gotejo. O gotejamento é a forma mais eficiente de fornecer água e nutrientes à plantação, pois entrega as quantidades ideais de acordo com as fases do seu cultivo, no momento certo e diretamente na raiz da planta.

Uma das principais raízes cultivadas nas plantações é a macaxeira, o carro-chefe da produção de Dona Josefa. Ela é agricultora na região há muitos anos e acompanha a gestão desde as primeiras iniciativas de incentivo à agricultura familiar. A agricultora conta que suas expectativas são cada vez mais altas quanto ao plantio e colheita.

“Daqui para frente, vai melhorar bastante. Com a chegada da grade aradora, muitos vão poder preparar sua terra rapidinho. Eu estou muito feliz, pois o trator veio como uma grande ajuda para nós. Como alguém que cuida da terra desde pequena, sei o valor da água no desenvolvimento da plantação. Olho para nossa história e vejo o quanto avançamos: temos água, equipamentos e muita vontade de trabalhar. Hoje, a agricultura familiar encontrou o respeito que merece”, declara Josefa. O Merenda da Terra contempla 68 famílias de pequenos produtores 

ASSCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *