https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Quantidade de chuva chegou a 38,2 mm, quando era esperado 60mm; as ruas da capital ficaram alagadas e uma casa destruída

Maceió registrou, em apenas uma hora, uma quantidade de chuva maior do que a média esperada para todo o mês de fevereiro, de acordo com dados da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). As chuvas que atingiram a capital alagoana, nesse último domingo (20), chegaram a 38,2 mm, quando eram esperados 60mm para todo o mês de fevereiro.

O coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho, explicou que a formação deste volume de água em Maceió. “A chuva que ocorreu no último domingo na Região Metropolitana de Maceió é uma típica chuva de verão, que acontece devido ao forte calor e a umidade próxima à costa de Alagoas. Esses fatores foram determinantes para o grande volume de chuvas em um curto espaço de tempo, associado a raios e rajadas de vento.”

Devido à formação dessas nuvens serem rápidas e em curto espaço de tempo, a previsão consegue ter conhecimento apenas poucos minutos antes de serem formadas, devido a sua velocidade de formação.

Ainda segundo Pinho, há previsão de chuva para os próximos dias na capital, mas em um volume muito menor ao ocorrido no último domingo. Com a possibilidade de chuva intercalando com períodos de tempo seco nas primeiras horas do dia e durante a noite.

Ocorrências

Por causa das fortes chuvas, a Defesa Civil de Maceió foi acionada, até então, para três ocorrências, que envolveram alagamento na Avenida Geraldo Melo, queda de muro no Jacintinho e desabamento de uma residência no conjunto José da Silva Peixoto, também no Jacintinho.

Com o desabamento, três residências ficaram comprometidas e as famílias foram acolhidas pela Diretoria Social da Defesa Civil, que as encaminhou para o Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA) e para a Secretaria Adjunta de Habitação de Maceió.

Drenagem

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) segue com equipes de manutenção e drenagem, realizando serviços de desobstrução e reparos nas redes de água pluvial.

Já os reparos nos semáforos que apresentaram problemas após quedas de energias também estão sob atenção da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Agentes do órgão estão nas ruas orientando os condutores e pedestres para garantir a segurança viária.

Limpeza Urbana

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) intensificou os serviços de limpeza, poda de árvore em áreas de risco, recolhimento de resíduos e desassoreamento de canais em pontos críticos da cidade mapeados pelo órgão. Essas ações são combativas e preventivas, prevenindo transtornos e acidentes durante o período chuvoso.

gazetaweb