https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Fenômeno pode ser sinal de outros problemas de saúde que vão desde o diabetes a doenças renais, e deve ser acompanhado por um médico

A glicosúria é uma expressão médica utilizada para descrever a presença de glicose na urina, o que pode indicar alguns problemas de saúde, desde diabetes até doenças renais, por exemplo.

Nos adultos saudáveis, o rim é capaz de reabsorver quase toda a glicose presente na urina e, por isso, o exame de xixi não é capaz de detectar a presença da substância. Quando alguma quantidade de glicose é identificada, isso pode significar duas situações:

  • Existe glicose em excesso no sangue, podendo ser sinal de diabetes ou alterações no pâncreas;
  • O rim não está conseguindo reabsorver a glicose corretamente devido a algum problema. Neste caso, a condição é chamada de glicosúria renal.

Sempre que for identificada glicosúria no exame de urina é importante consultar um clínico geral para identificar qual a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Principais causas de glicosúria

A presença de glicose na urina quase sempre acontece devido a:

  • Diabetes mellitus;
  • Diabetes gestacional;
  • Alterações renais próprias da gestação;
  • Alterações no pâncreas;
  • Síndrome de Cushing.

No entanto, a glicosúria também pode acontecer por causa de problemas renais, como na síndrome de Fanconi, a cistinose ou a insuficiência renal crônica.

A principal diferença entre as causas mais comuns e os problemas renais é que, no caso da glicosúria causada por diabetes ou alterações no pâncreas, a quantidade de glicose no sangue também está aumentada, enquanto que na glicosúria renal, causada por problemas nos rins, o valor tende a estar normal.

Que outros exames podem ser necessários

Além do exame de urina, também é comum que o médico peça um exame de sangue para avaliar os níveis de glicose. Caso a substância também esteja em excesso no sangue, geralmente o médico desconfia de diabetes e, por isso, pode pedir a realização de um teste específico.

Quando os valores de glicose estão normais no sangue, normalmente é sinal de alguma alteração renal e, por isso, o médico pode pedir outros exames de urina e sangue e até ultrassom e ressonância magnética para avaliar o funcionamento dos rins.

Como é feito o tratamento

O tratamento da glicosúria varia bastante de acordo com a causa do problema. Como na maior parte das vezes é uma alteração provocada pelo diabetes, é comum que a pessoa precise fazer alterações na dieta e usar medicamentos antidiabéticos ou insulina.

No caso de glicosúria renal, o tratamento deve ser orientado por um nefrologista, porque é necessário detectar problemas nos rins que necessitem de tratamento específico. Em muitos casos, a glicosúria renal precisa apenas de acompanhamento para avaliar a evolução do problema.

metropoles