https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Dados do ‘Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil’, divulgados nesta sexta-feira (22), apontam que Alagoas registrou 678 casos de estupro ou estupro de vulnerável contra crianças e adolescentes de até 19 anos, em 2020.

Conforme o levantamento, na prática, o número de casos registrados em Alagoas equivale a uma média de 1,8 estupros por dia. Outro número assustador revelado pelo estudo é que 347 vítimas têm entre 10 e 14 anos.

Fonte: Reprodução /FBSP

O panorama foi publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Os dados são inéditos e foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelo FBSP, que solicitou a cada um dos estados brasileiros os números referentes a mortes violentas intencionais, estupros e estupros de vulnerável. 

A pesquisa analisou boletins de ocorrência de 26 estados e do Distrito Federal. O texto mostra ainda informações sobre casos acumulados entre os anos de 2017 a 2020. Alagoas, segundo o panorama, registrou 1.924 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes com idades de 0 a 17 anos, neste período.

 Fonte: Reprodução /FBSP

Os pesquisadores também apontaram um queda no número de casos em 2020, devido à pandemia do coronavírus, mas notaram um aumento de subnoticações nos registros policiais.

“Analisando mês a mês, observamos que, em relação aos padrões históricos, a queda se deve basicamente ao baixo número de registros entre março e maio de 2020 – justamente o período em que as medidas de isolamento social estavam mais fortes no Brasil. Esta queda provavelmente representa um aumento da subnotificação, não de fato uma redução nas ocorrências”, diz trecho do documento.

cadaminuto