https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas confirmou, nesta quinta-feira, 02, que foram registrados 11 casos de sarampo em território alagoano em 2021. Os registros ocorreram até o dia 07 de agosto, após o primeiro caso ter sido confirmado em maio deste ano.

Dez casos de sarampo foram registrados em Capela e um caso foi registrado em Maceió. Vale ressaltar que a prevenção ao Sarampo só ocorre através da vacinação da população.

A informação dos casos de sarampo foi confirmada através de nota oficial da Sesau Alagoas, que explicou que os pacientes foram tratados de forma ambulatorial, sem a necessidade de hospitalização.

Além dos municípios com casos confirmados, outros seis municípios de Alagoas solicitaram investigação para o sarampo neste ano.

Leia a íntegra da nota da Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que o sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo ser grave, evoluir com complicações infecciosas e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de seis dias antes do aparecimento das manchas avermelhadas (exantemas), até quatro dias após o seu surgimento. Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença.

Em Alagoas, este ano, foram confirmados 11 casos da doença, sendo 10 em Capela e um em Maceió, nos meses de maio e junho, cujos pacientes foram tratados de forma ambulatorial, sem a necessidade de hospitalização. Diante desta situação, a Sesau, em parceria com as respectivas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), realizou ações de vigilância, que culminaram com a investigação dos casos, monitoramento e controle. No caso de Capela, foi realizado o bloqueio vacinal seletivo, inquérito vacinal nas crianças menores de cinco anos; varredura vacinal, busca ativa de casos entre os contatos domiciliares e vizinhos e, no caso de Capela, foram disponibilizadas à SMS 5 mil doses de vacina tríplice viral, com o intuito de realizar varredura vacinal e vacinação de bloqueio na cidade.

Como medida preventiva, a Sesau orienta que os pais compareçam aos postos de vacinação e imunizem seus filhos com a dose zero da vacina contra o sarampo (tríplice viral), que é destinada para crianças de 06 a 11 meses e 29 dias de idade. É imprescindível ainda, que mantenham o esquema vacinal, que prevê aplicação de uma dose aos 12 meses, com a vacina tríplice viral e, aos 15 meses, com a vacina tetra viral, ou tríplice viral mais varicela, respeitando o intervalo de 30 dias entre as doses. Quanto aos profissionais de saúde, devem ser imunizados com duas doses da vacina tríplice viral, as pessoas de 05 a 29 anos de idade não vacinadas ou com esquema incompleto devem ser vacinadas com a vacina tríplice viral e as pessoas de 30 a 59 anos de idade não vacinadas devem receber uma dose de tríplice viral.