https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Durante todo o domingo, equipes estão realizando serviços de limpeza e desobstrução de galerias, drenagem de ruas alagadas, além da transferência de famílias que vivem em residências em situação de risco. 

Após o temporal da madrugada deste domingo (11), o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, junto das equipes do Prevenir – Comitê de Prevenção às Enchentes, deu início a uma série de ações em combate aos transtornos causados pelas fortes chuvas, em diversos pontos críticos da cidade. Estão sendo realizados serviços de limpeza e desobstrução de galerias, drenagem de ruas alagadas, além da transferência de famílias que vivem em residências em situação de risco.

Durante toda a manhã, o prefeito Cacau acompanhou o trabalho das equipes do Prevenir nas comunidades do município. Na Rua Lucila Toledo, em Taperaguá, as galerias ficaram obstruídas por conta do descarte incorreto do lixo por parte da comunidade, ocasionando o alagamento da rua. No local, equipes realizaram a desobstrução das galerias para o escoamento da água. O Prevenir também está realizando a limpeza de valas e bueiros nas comunidades do Francês e Massagueira.

No Jardim do Carmo, uma barreira desabou sobre uma casa. A Secretaria Municipal de Assistência Social já foi ao local e está realizando a transferência dos moradores para uma residência mais segura, por meio do aluguel social. Ainda no Carmo, o nível do Rio Estiva subiu mas não prejudicou a comunidade adjacente, que há anos sofria com o transbordamento da água sobre a ponte. A obra de ampliação e manutenção da Ponte do Rio Estiva, inaugurada no último ano, foi essencial para evitar o problema. Ainda assim, como forma de prevenção, equipes da Prefeitura realizam a abertura e limpeza do rio para escoamento da água.

“Estamos aqui com as equipes do Prevenir nas ruas, e recebemos a notícia que o rio (Estiva) subiu muito e vimos averiguar. Graças a esta obra importante (ampliação da ponte), o rio não está passando por cima da ponte, como era antes, mas é uma situação preocupante. De imediato estamos colando as máquinas aqui para que a gente possa desobstruir o rio até a lagoa. A situação da chuva nas últimas horas foi muito intensa. Choveu mais de trezentos milímetros em poucas horas, mas as equipes da Prefeitura estão de prontidão para minimizar o sofrimento da comunidade”, garantiu o prefeito Cacau. Ainda durante a manhã, as equipes do Prevenir junto ao prefeito Cacau mapearam diversos pontos em situação de risco e transtornos, para que sejam realizados os serviços necessários. O objetivo é garantir a segurança dos deodorenses e combater os problemas ocasionados pelos temporais. As ações seguem durante toda a tarde do domingo e reiniciam na manhã da segunda-feira (12).

PMMD